TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Legislação

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

MÓDULO:

FUNDAMENTOS E MÉTODOS

DE ALFABETIZAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)

A primeira forma de comunicação foi através de gestos, mantendo assim estreitas relações com a fala. A partir desse vínculo, estabelecem-se as condições de seu aprendizado, da significação à codificação (na escrita) e da decodificação à significação (na leitura), resultando nas formas gráficas e seu significado. As primeiras formas de grafismo foram constituídas por séries de traços, distantes umas das outras, grafadas no osso e na pedra o que leva à hipótese do uso dessas grafias para acompanhar o recitado verbal ritmado.

Portanto, o início da escrita surgiu da necessidade de registrar a contagem de objetos. Isso aconteceu com o sistema Sumero-Acadiano, o qual permitia denominar seres vivos e objetos. Com a evolução da raça humana, a escrita também foi evoluindo. Entre os povos que se destacaram, foram os sumérios, os chineses, os egípcios que chegaram a construir uma escrita com pictogramas, na qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos. Com o tempo, os sinais desenhados foram sendo substituídos por outras formas de representação.

Os sumérios desenvolveram a escrita “cuneiforme”, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. Os primeiros pictogramas eram gravados em tabuletas de argila, em sequências verticais de escrita com um estilete feito de cana que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos. Esses pictogramas tinham a intenção de expressar e de se comunicar que já apareceram com o homem pré-histórico, que relataram o seu dia-a-dia, a sua caça e a vida comunitária. Essas pinturas rupestres são encontradas em todas as partes do mundo, por exemplo, em S. Raimundo Nonato, no Piauí.

2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.

Até o século XVIII, a escrita era considerada uma arte restrita aos calígrafos. Já no século XIX, o ensino da escrita é simplificado e preparado para mudanças. Depois surge o ensino para as crianças da letra manuscrita, a de imprensa ou as duas ao mesmo tempo, podendo a criança lê o que escreve e escreve o que lê. Este aperfeiçoamento tinha como objetivo principal a inserção no novo modelo social e cultural, que os republicanos difundiam. Passariam assim a eliminar os que fossem analfabetos.

A educação começa a ser uma aspiração dos pais, que vêem na escola uma ascensão social para os filhos, tornando a alfabetização fundamento da escola básica e a leitura e a escrita da aprendizagem escolar. Assim os países passam a dar combate ao analfabetismo como forma de acesso ao desenvolvimento social, cultural, econômico e político, pois o fracasso significa, pobreza, doença, fome e marginalização

Com o golpe militar de 1964, todos esses movimentos são reprimidos. Na década de 70, surge então o Movimento Brasileiro de Alfabetização, mais conhecido como (MOBRAL), para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Apesar de ter atingido 30 milhões de jovens e adultos, ele não atingiu o seu objetivo maior, pois só transmitiu a alfabetização funcional, sem abrangência social, que os movimentos extintos objetivavam. No entanto o MOBRAL extinguiu-se em 1985, surgindo assim a Fundação Educar que tem como principal objetivo integrar a participação comunitária, tanto rural como urbana, nas ações sócio-educativas.

3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.

As duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização são: o método sintético e o analítico. O analítico vai do todo para chegar às partes, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.

O método sintético propõe partir dos elementos mais simples, letras e sílabas, para chegar aos mais complexos, palavras e orações. O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?

Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apontam dois grandes equívocos sobre as concepções da alfabetização: o primeiro é identificar a leitura como a decifração de um texto, o segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo. Os dois equívocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem. Tendo em vista que o objetivo da alfabetização não é apenas ensinar as letras, mas captar o sentido do que se lê e transmitir sentido no que se escreve.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

6. Como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conceitue e diferencie métodos de processos de alfabetização. Exemplifique cada um.

2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores? Liste cinco desses ambientes que você julga importante para as crianças.

3. No fascículo, o texto “Teorias pedagógicas de alfabetização” apresenta várias propostas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com