TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Educação

Monografias: Estrutura Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Autores:

Elaine Silvério

RA:4542599827

elaine.silverio@aedu.com

Renata Maria dos Santos

RA: 4365833681

renata.msantos@aedu.com

Tathiane Batista Silva

RA: 3800830651

tekatathy@hotmail.com

Vaniely Silva Dionísio

RA:4536875232

vaniely_filipe@hotmail.com

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Uniderp

Leme - SP

2012

Introdução

Este desafio tem como finalidade mostrar a Estrutura de Sistema de Ensino que temos no Brasil, assim como suas incumbências de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e apontar seus problemas em seus níveis de ensino.

Resumo

No Brasil, nossa Estrutura de Ensino é dividida entre o Sistema Federal, Estadual e Municipal, que são respectivamente obrigados a manter a mesma base curricular em todo o território, onde há apenas algumas variações de matérias de acordo com a região.

Cada Sistema é responsável pela organização, manutenção e desenvolvimento educacional e administrativo de sua incumbência.

Assim como cada qual possui suas responsabilidades, que acabam complementando-se, também encontramos seus problemas.

Abstract

In Brazil, our Education Structure is divided among Federal, State and Municipal, that are respectively required to keep the same based curriculum throughout the territory, where there´s some subject variations according the region.

Each System is responsible for the educational and administrative organization, maintenance and development of their incumbency.

As each one have their responsibilities that end complementing each other, we also find their troubles.

Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil

A Estrutura de Ensino no Brasil é dividida entre os Sistemas Federal, Estadual e Municipal.

O Sistema Federal é responsável na elaboração do Plano Nacional de Educação. É ele, também, que dá suporte técnico e financeiro aos estados, municípios e Distrito Federal.

Estabelece competências e diretrizes à educação básica, assim como as normas de Ensino Superior, cuidando também da avaliação e credenciamento do mesmo.

Já o Sistema Estadual se responsabiliza pela organização, manutenção e desenvolvimento das instituições de Ensino Fundamental ( dividindo proporcionalmente a responsabilidade com os municípios de elaborar e executar políticas e planos educacionais) e Médio, também assumem o transporte da rede estadual.

É responsável pela autorização, reconhecimento e credenciamento das instituições de Ensino Superior nos estados.

O Sistema Municipal é responsável pela organização, manutenção e desenvolvimento das instituições de Ensino Infantil ( creches e pré-escolas) e Fundamental, também fornecendo o transporte de sua respectiva rede.

De acordo com a Legislação, o Ensino Infantil tem a função de preparar as crianças (até 6 anos ) para o ingresso ao Ensino Fundamental, ajudando em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com