TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Nobbio

Artigo: Estrutura Nobbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

1ºA estrutura apresentada por Norberto Bobbio para um ordenamento jurídico é coerente e adequada á atitude?

ressaltar Bobbio responde essa objeção fazendo ver que a experiência ensina que não pode ser considerada regra geral a observância espontânea ele foi um dos maiores positivista da modernidade , jurista foi um filosofo político e historiador italiano definindo o direito como um Quando a lei transforma um equilíbrio diferenciador em um equilíbrio agregador passivo, o sinal desaparece. Veteranos reclamam que hoje não se leva a bandeira tão a sério quanto antigamente. Naquela época, o sinal, apesar de reificado, não era algo sem sentido: poucas pessoas deixavam de saudar a bandeira, mas aqueles que o faziam eram necessariamente trapaceiros. Assim, todos aqueles que saudavam a bandeira eram, ao menos, cooperadores em potencial. Hoje, saudar a bandeira é algo praticamente sem sentido em vários círculos. Um observador pressupõe que aquele que saúda a bandeira é antiquado ou mesmo um pouco amalucado, uma pessoa com gostos estranhos. Quando um observador não é mais capaz de associar um sinal a um determinado tipo de cidadão, pois muito poucos o emitem, pode-se dizer que o sinal foi "destruído”. Conjunto complexo de normas , na verdade muitas normas do direito constitucional ele afirma ainda que que a ideia de que normas jurídicas não existe isoladamente e que só ganha sentido ao serem trabalhadas em um contexto no qual há inter-relação entre si . No que concerne á validade do direito, deve distinguir-se o sentido cientifico do filosófico para o primeiro, no caso do direito nacional ( estatal), a validade do direito depende da competência de legislar da autoridade que o prescreve. A teoria defendida por Kelsen explica a validez de uma norma. Por outra a ela imediatamente superior, que a torna jurídica exclusivamente por tê-la observado. Assim segundo esta teoria, a constituição dá validade á lei .

.( Fonte revista jurídica. 1997)

2º As relações jurídicas são influenciadas pelas normas existentes ou as normas jurídicas derivam apenas das relações sociais?

Dessa forma, Kelsen critica o entendimento de que um método adequado.

Seria necessário e suficiente para se obtiver a decisão correta de qualquer caso, como.

Entendia a teoria tradicional da interpretação, afirmando o autor que a obtenção de.

Uma decisão justa seria muito mais uma questão de política do direito do que um

Simples reconhecimento do direito já dado. É importante também que a

Discricionariedade dada ao aplicador abriu espaço para que Kelsen admitisse que

Questões metajurídicas, como fatores morais, éticos, políticos, etc., influenciassem na.

Decisão do juiz, sem que fosse comprometida a pureza metodológica de sua teoria. No que concerne á validade do direito, deve-se distinguir o sentido cientifico do filosófico. Para o primeiro, no caso do direito nacional ( estatal) , a validade do direito depende da competência para legislar da autoridade que prescrever .Emanado de uma autoridade competente para formula-lo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com