TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Oganizacional ONG

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

Fundação Getúlio Vargas

FGV Management

Arquitetura Organizacional

Associação Visita Amiga

Definição de Estrutura Organizacional de Organização Sem Fins Lucrativos

Santo André, 2015

  1. ASSOCIAÇÃO VISITA AMIGA

        A associação visita amiga é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2004 e sediada na região metropolitana de São Paulo.

        Possui hoje trezentos voluntários cadastrados e capacitados para desenvolver ações de auxilio.

        O público-alvo da instituição é composto de idosos (que necessitam de apoio moral e material) e moradores de rua.

        O trabalho da ONG é exercido de forma totalmente voluntária, comunitária e gratuita e baseia-se em visitas a instituições asilares e abrigos para sem tetos e atuação nas ruas, a fim de oferecer assistência como forma de resgatar a dignidade e autoestima destas pessoas.

        O Centro de Convivência Visita Amiga está localizado na Rua da Independência, 21, Centro de São Bernardo do Campo. Neste endereço são desenvolvidas atividades de captação de recursos, mão de obra e doações, preparação de refeições e de oficina para outras necessidades.

  1. Missão

        Contribuir para a reintegração social de idosos e moradores de rua, assegurando seus direitos, valorizando sua participação na sociedade e resgatando sua autoestima através de assistências básicas de alimentação, saúde e social.

  1. Objetivo

        Promover por meio de assistência, do desenvolvimento social e de incentivo a melhoria da qualidade de vida dos idosos e moradores de rua a fim de resgatar sua autoestima e dignidade.

  1. Divulgação e Captação de Recursos

        A ONG possui um website (http://fetrincado3.wix.com/ong-visita-amiga#), para divulgação do trabalho realizado e captação de recursos e colaboradores. A associação está também conectada nas redes sociais, visando aumentar o número de voluntários e assim o número de idosos e pessoas carentes atendidas.

[pic 4]

  1. PARCEIROS E PATROCINADORES

        Em virtude da credibilidade e seriedade refletidas nas ações e no posicionamento da ONG, tornou-se possível atrair parcerias de grande impacto, que possibilitam a realização das atividades, além da manutenção e crescimento da Associação.  

        Patrocinar a Associação Visita Amiga significa levar alegria e dignidade para milhares de idosos e moradores de rua, além de apoiar outros projetos culturais e de inclusão socioeconômica da ONG.  A doação pode ser feita via leis de incentivo ou via recursos próprios.

        Entre as empresas que apoiam a causa da ONG podemos citar Itaú, Bradesco, CHS, Mapfre e Bauducco. É importante também destacar as ONGs parceiras (Núcleo Assistencial Anjos da noite, AACC, Instituto Construir) em que eventuais ações conjuntas são realizadas para assistir os necessitados de forma ainda mais eficiente.

2.1. Núcleo Assistencial Anjos da Noite

        Parceria para reunir mais voluntariados com a finalidade prestar assistência social, alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores e principalmente atenção e carinho.

  1. Bancos - Itaú e Bradesco        

        Investem suas aplicações para que a instituição possa manter e criar novos programas para iniciativa de integração para beneficiamento de idosos e moradores de rua.

  1. AACC

        Parceria para facilitar o encaminhamento de crianças e adolescentes carentes que são diagnosticadas com câncer em nossos projetos voltados para saúde para que estas também tenham direito a tratamento e seus familiares tenham a assistência necessária.

  1. Instituto Construir

        A parceria com o Instituto Construir tem como objetivo ampliar a atuação na região do Taboão da Serra, para distribuição de alimentos e doações aos moradores de rua da região central de São Paulo.

  1. CHS

        Voltada para o ramo de agronegócio a CHS teve a iniciativa de realizar doações mensais a organização para auxiliar no programa de doações de alimentos a asilos e moradores de rua. Com este auxílio, a empresa americana possui uma participação mais efetiva na iniciativa social privada do país criando assim um diferencial competitivo para sua imagem.

  1. Mapfre

        A empresa destina determinada verba para auxiliar na compra de fraldas geriátricas para os asilos parceiros da organização.

  1. Bauducco

        Apoio e parceria junto aos projetos de doações de alimentos. São distribuídos mensalmente cestas de produtos da marca para asilos cadastrados na organização. Nas épocas festivas, a empresa realiza doações de seus produtos para entrega nos asilos, para moradores de rua e também possui o programa de entrega de produtos voltados às crianças carentes.

[pic 5]

  1. A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        Considerando as características principais da Associação (liderança descentralizada, desapego ao poder e trabalho voluntário e colaborativo) e de acordo com o conteúdo aprendido em aula, definimos que a estrutura organizacional mais adequada neste caso é uma estrutura Pós-Moderna de Empresa Relacional Orientada a Processos.  

        Sob a orientação e gerenciamento do Conselho Consultivo, os processos estão estruturados de forma horizontal e se relacionam de acordo com o tipo de atividade exercida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (366.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com