TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Orgânicas E Mecanicistas

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura Orgânicas E Mecanicistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  11.743 Visualizações

Página 1 de 2

Estruturas mecanicistas e orgânicas

As organizações mecanicistas são caracterizadas por um alto nível de formalização, estrutura hierárquica de controle, autoridade e comunicação, definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização e uma preocupação maior com os meios, do que com os fins.

O modelo mecânico tem como características a maior ênfase na especialização, coordenação entre sucessivos níveis hierárquicos por parte de um escalão superior, escala hierárquica no que diz respeito ao controle, autoridade e comunicação, reforçada por um fluxo de informações que caminha dos níveis inferiores para o topo da hierarquia onde a coordenação final é realizada. Seria basicamente hierárquica dentro dos padrões da escola clássica, sendo adequada às organizações tradicionais, inseridas em ambiente estável, com tarefas relativamente rotineiras e definidas, onde o elemento humano, por pressuposto, prefere executar tarefas previamente programadas a aquelas que exijam maior criatividade.

Por outro lado, as organizações orgânicas se caracterizam por um controle menos baseado no contrato de trabalho entre indivíduo e organização e mais no consenso do que é melhor para o grupo. A comunicação, além de vertical, é também horizontal, sendo que a tarefa individual muda constantemente, havendo maior interação entre os membros da empresa e a autoridade, variando de acordo com a capacidade para a realização da tarefa. Uma boa adaptação da organização ao meio depende da habilidade da alta administração em interpretar as condições enfrentadas pela empresa e suas necessidades diante do ambiente.

(BURNS e STALKER, 1961) 47.

O modelo orgânico ajusta-se melhor a empresas inseridas em um ambiente dinâmico, onde as tarefas não podem ser programadas com muita antecedência, exigindo por parte dos dirigentes maior flexibilidade e criatividade no processo de administração da empresa. (SOUZA, 1982)

Segundo Donaldson (1998), não existe uma melhor forma de organizar uma empresa, a estrutura dependerá de fatores contingenciais como o ambiente, a tecnologia, o tamanho e a estratégia; cabe à empresa se ajustar a estes fatores para atingir a forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com