TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Metalicas

Monografias: Estruturas Metalicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

O uso de Estruturas Metálicas na Construção Civil

Beatriz Ferreira1, Flaviana Paula1, Leandro Almeida1, Leonardo Gomes1, Samuel Brito Souza1

1- Discente do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia Ciências-FTC

RESUMO: O aço sempre foi fundamental para a construção civil em todo o mundo, a sua utilização tem sido uma das opções que oferece maior durabilidade e rapidez a obra, ou seja, permite uma otimização de todo o processo construtivo. Isso porque os aços possuem excelentes propriedades mecânicas: resistem bem à tração, à compressão e flexão. Além de possibilitar uma redução considerável dos custos quando comparado com a tecnologia tradicional do concreto armado. Em relação a índices de acidentes de trabalho nas construções industrializadas (com uso de predominante de estruturas metálicas) esses índices diminuem consideravelmente. O uso do aço permite ainda aos arquitetos, engenheiros e construtores uma maior liberdade em executar projetos ousados e inovadores.

Palavras-Chave: vantagens, custos.

1. INTRODUÇÃO

Desde o século XVIII, quando iniciou a uso de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, os arquitetos, engenheiros e construtores, têm encontrado soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade (ARAUJO, 2012). O aço sempre foi fundamental para a construção civil em todo o mundo, no entanto, aqui no Brasil, o mesmo era utilizado de forma discreta, assumindo apenas as formas retas e planas do concreto (SANTOS, 2013).

Devido ao grande déficit habitacional do país, o setor de construção habitacional deve buscar soluções tecnológicas que melhorem sua qualidade e diminua seus custos em todas as fases do processo de produção a fim de atender sua demanda. (CASTRO 2008). Este estudo se justifica pelo crescente uso dessa tecnologia no intuito de reduzir gastos e acelerar o processo de construção o que consequentemente proporciona maior lucratividade aos seus empreendedores.

A utilização de estruturas metálicas na construção de edifícios no sudoeste da Bahia vem crescendo rapidamente, principalmente na cidade de Vitória da Conquista, onde a demanda é maior, devido ao rápido crescimento populacional e a utilização dessa técnica oferece maior durabilidade e rapidez promovendo um melhor aproveitamento do tempo e do espaço.

O uso da estrutura de aço permite uma maior agilidade do processo construtivo. Assim, algumas questões são levantadas. Como o uso do aço nas estruturas das edificações pode influenciar a produção de edifícios de interesse social? A utilização desse material é viável para o setor?

Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo discutir o uso das estruturas metálicas na construção civil, apresentando suas principais vantagens, limitações, inovações e custos para o setor. Serão apresentas algumas experiências ocorridas no país e na cidade de Vitória da Conquista. A fim de ampliar o conhecimento sobre este princípio construtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com