TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Metalicas

Pesquisas Acadêmicas: Estruturas Metalicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

1) Laje Mista

Lajes mistas são aquelas em que a fôrma de aço é incorporada ao sistema de sustentação das cargas. Antes da cura do concreto, elas funcionam como suporte das ações permanentes e sobrecargas de construção. Depois da cura, funcionam como parte da armadura de tração da laje ou como a armadura em si.

Chamamos de comportamento misto aço-concreto aquele que passa a ocorrer após a fôrma de aço e o concreto terem sido combinados para formar um único elemento estrutural. A forma de aço deve ser capaz de transmitir o cisalhamento longitudinal na interface aço-concreto por meio de:

• Ligação mecânica por mossas nas fôrmas de aço trapezoidais;

• Ligação por atrito devido ao confinamento do concreto nas fôrmas de aço com cantos reentrantes.

A chapa perfilada de aço, quando o concreto está comprimido nas suas nervuras, tem como objetivo resistir aos momentos fletores positivos atuantes. Nas zonas de momento negativo é necessário incorporar eventualmente uma armadura de reforço, como podemos ver na figura 1 abaixo.

Figura 1

Fonte: Google, 2014

Suas vantagens são:

 Dispensa de escoramento;

 Redução de desperdício de material;

 Facilidade de construção e maior rapidez na construção;

 Maior segurança no trabalho, por funcionar como plataforma de serviço e de proteção aos operários que trabalham nos andares inferiores;

 Facilidade de passagem de dutos e de fixação de forros;

 Redução ( ou eliminação ) da armadura de tração na região de momentos positivos;

2) Viga Mista

As vigas mistas resultam da associação de uma viga de aço com uma laje de concreto ou mista, cuja ligação é feita por meio dos conectores de cisalhamento, geralmente soldados à mesa superior do perfil. As lajes de concreto podem ser moldadas in loco, com face inferior plana ou com fôrma de aço incorporada, com podemos ver na figura 2 , ou ainda, podem ser formadas de elementos pré-fabricados.

Figura 2

Fonte: Google, 2014

As vigas mistas podem ser simplesmente apoiadas ou contínuas. As simplesmente apoiadas contribuem para a maior eficiência do sistema misto, pois a viga de aço trabalha predominantemente à tração e a laje de concreto à compressão.

Suas vantagens são:

 Aumento considerável na rigidez do piso;

 Menor peso dos perfis de aço;

 Menor altura da seção viga-laje;

3) Pilar Misto

Os pilares mistos, de maneira geral, são constituídos por um ou mais perfis de aço, preenchidos ou revestidos de concreto. A combinação dos dois materiais em pilares mistos propicia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com