TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Orhanizacionais

Artigo: Estruturas Orhanizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir vem abordar o tema de como estruturar uma organização lidando com as decisões que precisam ser tomadas no dia-a-dia.

Para isso, foi feito um estudo com uma das principais empresas e incorporadoras no ramo da Construção Civil que tem por principal objetivo concretizar o sonho da casa própria dos seus clientes através do programa Minha Casa Minha Vida em parceria com a Caixa Econômica Federal e também de ser a empresa do mercado de empreendimentos econômicos do País que entrega o melhor retorno aos seus acionistas.

A Construtora Tenda foi fundada em 1993 e passou por uma grande reestruturação de processos e melhorias quando foi adquirida pela Gafisa S/A em 2008, e que no ano seguinte passou a ser a principal controladora. Neste ano a companhia passa mais uma vez por grandes mudanças com a separação das marcas atingindo assim novamente a total independência.

A seguir acompanharemos como a Tenda garante a rentabilidade e o crescimento da organização através da melhoria continua dos produtos, processos e satisfação dos clientes.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1.1 A Organização

Uma organização é formada por um grupo de pessoas que executam determinadas tarefas para chegar a um mesmo objetivo.

A divisão do trabalho é necessária pois os seus membros não estariam capacitados para atingir os resultados sozinhos. Uma organização pode ter vários tipos de atuação e facilitar a vida em sociedade atendendo as necessidades humanas

Segundo Sobral e Peci (2008):

“Organização é a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões, ou seja, é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece

os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma

a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente, é uma

entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros e tem

uma estrutura organizacional”.

1.1.2 Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional é o modo de como os processos estão alinhados dentro da organização. Refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos, e especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.

Suas funções básicas são:

• Possibilitar que os colaboradores possam exercer variadas atividades de acordo com a divisão do trabalho estabelecida que define a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções.

• Proporcionar uma coordenação das tarefas e atividades executadas pelos membros por meio de mecanismos integrados como regras, procedimentos formais e treinamentos.

• Definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras empresas com as quais mantem relações profissionais.

Segundo Sobral e Peci (2008): “ As estruturas organizacionais tem o objetivo de minimizar ou controlar a influencia das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as conseqüências indesejáveis da divisão do trabalho – pressuposto inerente á existência das organizações. “

1.1.3 Organograma

O Organograma é um modo visual e de maior facilidade de entendimento utilizado pelos administradores de apresentar aos membros internos da organização assim como o seu publico externo de como os elementos que definem a estrutura organizacional estão alocados dentro da empresa.

Conforme mostra a figura abaixo um organograma é composto pelos retângulos que são os departamentos ou cargos, e os níveis hierárquicos mais elevados ficam no topo do Organograma

Figura 1.1

1.1.4 Níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com