TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de desenvolvimento de acordo com o Galvão

Tese: Etapas de desenvolvimento de acordo com o Galvão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3: Estágios do desenvolvimento de acordo com Galvão (1995) mostram como Walton apreendia o desenvolvimento humano:

1) Impulsivo-emocional , que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico;

2) Sensório-motor e projetivo , que vai até os três anos. A aquisição da marcha e da apreensão dá à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Walton, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;

3) Personalismo , ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas;

4) Categorial , onde os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior;

5 )Predominância funcional, onde ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Fatores esses que podem ser carregado da hereditariedade, ou seja, que já vem na carga genética e ao mesmo tempo pode se desenvolver dependendo do meio em que vive do crescimento orgânico que se refere ao meio físico e ao conjunto de influencias ambiental que pode alterar o comportamento do individuo, e da maturação neurofisiológica que determina o padrão de comportamento de cada um. Esse conjunto de fatores que alteram o desenvolvimento humano também carregam todos outros aspectos que alteram o desenvolvimento humano como:

1- Aspecto físico motor que se refere ao crescimento orgânico

2- Aspecto intelectual que é a capacidade de pensamento e raciocínio.

3- Aspecto efetivo: emocional que é o modo particular de cada um a se integrar as suas experiências.

4- Aspecto social é a maneira como se interage em determinado meio social ou grupos onde estão inseridos.

É importante salientar que o desenvolvimento do ser humano se da através da linguagem a partir dai o desenvolvimento do individuo se acelera o que desenvolve nele a habilidade de interagir com os outros e o torna mais capaz de adquirir novas habilidades. O desenvolvimento é complexo e todos os seus aspectos estão relacionados entre si, o ser humano se desenvolve como um todo.

Pesquisadores já concluíram que o cérebro humano é capaz de receber estímulos que se ligam a sete tipos de inteligência, a saber: inteligência linguística, lógico-matemática, aeroespacial, sinestésica, intrapessoal, interpessoal, artístico-musical. Desta forma, faz-se necessário realizar a estimulação da mente com base nestes sete pilares essenciais que constituem o ser humano.

Inteligência linguística: está relacionada com o uso da linguagem. Os estudantes com este tipo de inteligência têm muita sensibilidade para os sentidos das palavras e para a sua manipulação. Manifestam gosto pela leitura e pela escrita. Comunicam bem, oralmente e por escrito. São eficazes na ligação das ideias e têm facilidade na sua transmissão. Pensam utilizando palavras.

Logico-matematica: é a inteligência que remete ao universo lógico, repleto de números e fórmulas. A maioria dos testes de QI acaba medindo esse tipo de intelecto, exemplificado nos físicos Albert Einstein e Niels Bohr.

Espacial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com