TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Politica E Socidade

Artigo: Etica Politica E Socidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Etica, politica e sociedade

Ética como é chamado no ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais, onde a palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter, em um sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.

A ética pode ser aplicada ao profissional, existem códigos de ética, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão, ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera. A ética no serviço público está diretamente relacionada com a conduta dos funcionários que ocupam cargos públicos, tais indivíduos devem agir conforme um padrão ético, exibindo valores morais como a boa fé e outros princípios necessários para uma vida saudável no seio da sociedade. Um profissional que desempenha uma função pública deve ser capaz de pensar de forma estratégica, inovar, cooperar, aprender e desaprender quando necessário, elaborar formas mais eficazes de trabalho. Infelizmente os casos de corrupção no âmbito do serviço público são fruto de profissionais que não trabalham de forma ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com