TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Corrida De Rua

Casos: Evolução Da Corrida De Rua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução

Com o passar do ano a medicina e a tecnologia evoluíram. Essas melhorias foram sentidas em diversos hábitos da vida e também chegou aos esportes. A partir de 1964 os treinamentos passaram a ter embasamento fisiológico, marcando o inicio do treinamento intervalado que tornou-se determinante no sucesso de muitos atletas. Ao longo dos anos, esporte e ciência deram as mãos para descobrir como melhorar a performance dos esportistas. Muitos treinos de hoje estão muito mais respaldados em evidencias cientificas do que antes. Assim, conseguimos uma resposta mais fiel a um determinado estimulo sem submeter o organismo a um nível de estresse que possa ocasionar lesão e riscos para a saúde.

Como nas outras modalidades, o treinamento de corrida há 50 anos era menos cientifico e mais repetitivo. Os indicadores de controle como frequência cardíaca, limiar anaeróbio e de lactato hoje nos permitem um trabalho muito mais seguro, além dos equipamentos como GPS, a facilidade de acesso aos estudos científicos e aos demais exames de laboratório. A nutrição também sofreu mudanças ao longo das décadas, colaborando com a melhora da performance atlética e equipamentos de apoio como tênis, roupas e acessórios também se modernizaram a ponto de trazer mais conforto e benefícios para quem se exercita.

Há 20 anos também se trabalhava mais com quantidade do que com qualidade, os treinos eram menos flexíveis e havia menos amadores correndo que hoje, eles são maioria e o treinamento de corrida menos exigente fisicamente, porque as pessoas querem também se divertir e buscar a saúde por meio da atividade física.

Apesar da evolução no treinamento, algumas metodologias ainda podem ser aproveitadas nos dias de hoje. Os treinos com base no ritmo dos testes de campo, como três mil metros, 10 km etc, ou no ritmo que se pretende fazer a prova, são alguns exemplos. Mas muitas adaptações foram feitas para tornar o dia a dia mais flexível e menos robotizado: as metodologias mais atuais complementaram muita coisa que ficava faltando aos treinadores da antiga. No treinamento intervalado, por exemplo, o corredor de antigamente tinha que tentar cumprir toda a série. Hoje, quando percebe-se que o rendimento não está o ideal, são feitos ajustes ou é interrompido o treino, visando não desgastar mais do que o planejado e não comprometer os outros treinos.

Os cursos de capacitação em corrida, tem colaborado para que o conhecimento específico se torne mais acessível aos bons profissionais que se diferenciarem em um mercado competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com