TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Empresarial

Tese: Evolução Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução nas empresas

As empresas, para conseguirem sobreviver no mercado, necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade. O mais importante deles é o da evolução do modelo de gestão do negócio.

Os tripulantes de uma empresa são: os proprietários, os funcionários, os fornecedores e parceiros. Se estas pessoas permanecerem paradas sem visão para o caminho mercadológico, estarão sujeitas a perder a competitividade provocado pela concorrência, podendo sofrer humilhações, discriminações ao longo da caminhada por parte do mercado.

Porém, se alguma empresa entra no mercado oferecendo novos e atraentes produtos e, associação a eles, a evolução da empresa depende do esforço contínuo de todos, mas, principalmente, da vontade de não ficar parado, procurando novos caminhos, oportunidades, qualidade e a vontade de sobreviver dignamente no mercado. Ou seja, com lucro e fluxo de caixa com o saldo positivo.

De acordo com Larry Greiner, que escreveu em 1972, na Suíça, um artigo até hoje considerado um dos grandes clássicos da gestão ("Evolução e Revolução no Crescimento das Empresas"), existem fundamentalmente cinco grandes fases numa empresa:

Criatividade e iniciativa, Liderança e controle, Delegação e descentralização, Coordenação, Colaboração.

Uma empresa que queira crescer tem de passar por todas essas fases. Não adianta querer pular ou forçar a passagem de uma para outra. É uma evolução natural. Toda fase tem o seu porquê de ser, Entretanto, ao mesmo tempo resolve os problemas da fase anterior e cria novas oportunidades para crescer, também cria seus próprios problemas, obrigando a empresa a evoluir ou a morrer.

EMPRESÁRIO

Empresário é o sujeito de direito que desempenha evolução da empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente com habitualidade uma atividade econômica, que busca gerar lucros, que articula os fatores de produção e para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

A empresa por ele formada, por uma pessoa jurídica com personalidade autônoma, sujeito de direito independente, é que será empresária, para todos os efeitos legais.

Entende-se, que os sócios da sociedade empresária não são empresários. São pessoas físicas que unem seus esforços para, que em sociedade, ganhar dinheiro com a análise empresarial de uma atividade econômica, elas não se tornam empresárias. Os sócios da sociedade na empresa são empreendedores ou investidores, de acordo com a colaboração dada à sociedade, os empreendedores, além de capital, costumam oferecer também trabalho à pessoa jurídica, na condição de seus administradores, ou as dominam, os investidores limitam-se a conduzir á produção de novos valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com