TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios De Administração

Pesquisas Acadêmicas: Exercicios De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

1. Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.

Ênfase de tarefas: é a abordagem típica da Administração Cientifica é o nome que recebeu por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial.

Ênfase na estrutura organizacional: é a fase na qual o administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades.

Ênfase nas pessoas: é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. Ênfase na tecnologia: é a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível.

Ênfase no ambiente: é a fase que administrar significa, sobretudo, lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa.

2. Conceitue Administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

Tarefas: Excelência operacional que se traduz em produtos e serviços de alta qualidade. Estrutura: Integração e articulação interna de recursos e competências. Pessoas: Participação, envolvimento, engajamento, empowerment. Tecnologia: Infraestrutura tecnológica como base para operações e informações. Ambiente: Foco no mundo dos negócios onde se situam clientes, fornecedores e concorrente.

3. Explique as características da Administração Cientifica de Taylor.

Para Taylor sua preocupação original foi tentar eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. A administração Cientifica representa uma primeira representação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível de trabalho individual de cada operário, tomado isoladamente. Ao buscar uma produtividade sempre maior, a Administração Cientifica concentrou se na tecnologia de produção em massa, cujos princípios são Padronização, Racionalização do trabalho e Ritmo.

4. Explique as características da Teoria Clássica de Fayol.

As funções administrativas constituem as próprias funções do administrador e se reparte na mesma proporção por todos os níveis de hierarquia da empresa. Para Fayol, as funções administrativas são compostas pelos elementos da administração: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar. A Teoria Clássica também se caracteriza pelo seu enfoque eminente prescritivo e normativo: como o administrador deve se conduzir em todas as situações por intermédio do processo administrativo e qual princípio geral deve seguir para obter a máxima eficiência. Os pontos de vista de Fayol e seguidores foram posteriormente retomados pelos autores neoclássicos em uma abordagem mais eclética e quase enciclopédica, utilizando conceitos de outras teorias administrativas mais recentes e mais amplas, na tentativa de reduzir a rigidez e o mecanismo da abordagem clássica. Como resultado dos princípios gerais de administração de divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, hierarquia ou cadeia escalar, departamentalização, coordenação que gera na organização formal e máxima eficiência.

5. Explique as características do modelo burocrático de Weber.

Para weber burocracia possui um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para eficiência. Com as dimensões principais de formalização, divisão de trabalho, princípios da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário.

6. Explique as difusões da burocracia.

Essas difusões foram às consequências imprevistas que levam a ineficiência e as imperfeições. As causas resistem basicamente de que a burocracia não leva em conta as variabilidades do ser humano, mas parte do pressuposto de que todas as pessoas se comportam de maneira igual, homogenia e padronizada.

A Burocracia possui uma exigência de controle, que provoca consequências previstas a previsibilidade do comportamento dos participantes trazendo maior eficiência, porem essas consequências imprevistas disfunções da burocracia assegurando ineficiência.

7. Explique a Teoria Estruturalista.

Muito alem do modelo burocrático os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássica e humanística da Teoria Geral de Administração. Foi uma abordagem múltipla e compreensiva na analise das organizações, focalizando-as como complexos de estruturas formais e informais. Os estruturalistas criaram várias tipologias de organização e analises comparativas para a melhor compreensão do fenômeno organizacional, incluindo a analise interorganizacional e o ambiente externo, que passou a ser considerada uma variável a mais no estudo das empresas.

8. Explique a Teoria Comportamental.

A Teoria Comportamental ou Escola do Comportamento Organizacional surgiu no Livro de Herbert A. Simon publicado em 1947 (O comportamento administrativo), no qual o autor desenvolve a teoria das decisões. A abordagem comportamental descende diretamente da Escola de Relações Humanas e mantém a tradição de deixar os aspectos comportamentais.

9. Explique a Teoria de Sistemas.

A Teoria de Sistemas incorpora o Desenvolvimento Organizacional, técnicas de sensibilização herdadas dos laboratórios de treinamento de sensibilidade iniciados por Lewin. A ideia era renovar e revitalizar as organizações para adequa-las a um mundo de mudança.

10. Explique a Teoria da Contingência.

A Teoria da Contingência incumbiu-se de absorver rapidamente a preocupação com a tecnologia alem da preocupação com o ambiente, para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional – um meio mais recente de visualizar o formato e a estrutura organizacional e seu funcionamento.

11. Explique as características da “era da globalização”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com