TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios De Anatomia

Casos: Exercicios De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

14. Definir peritônio;

Peritônio é uma membrana serosa que apresenta duas lâminas muito resistentes que servem para envolver e proteger órgãos mais sensíveis, como: coração, pulmão, vísceras e etc...

15. Definir órgão retroperitoneal e citar exemplos;

Os órgãos retroperitoneais são os que se alojam posteriormente ao peritônio como rins e pâncreas.

16. Definir estomago, citar sua localização, suas partes e comunicações;

O estomago é uma continuação do esôfago que se estende até o intestino, se situando inferiormente ao diafragma e possuindo sua maior porção a esquerda do plano mediano. Possuindo dois orifícios, sendo, um proximal de comunicação com o esôfago, o óstio cardíaco e outro distal, óstio pilórico que se comunica com a porção inicial do intestino delgado denominado de duodeno. Possuindo ainda 4 partessendo: parte cardíaca correspondente a junção do esôfago, fundo situado superiormente ao plano horizontal que tangencia a junção esôfago-gastrica, corpo correspondente a maior parte e parte pilórica porção terminal do estomago e continuação do intestino pelo duodeno.

17. Conceituar piloro do ponto de vista anatômico e funcional;

O piloro é uma condensação de feixes musculares longitudinais circulares que atuam como mecanismo de abertura e fechamento do óstio pilórico para o transito do bolo alimentar com destino ao duodeno e intestino.

18. Citar as partes do estomago dos ruminantes;

O estomago dos ruminantes são divididos em diversas câmaras como: rúmem, retículo, omasso e abomasso

. 19. Definir intestino delgado e citar suas partes com respectivos limites;

O intestino delgado é um tubo que faz parte da primeira porção dos intestino sendo composto de quatro camadas teciduais concêntricas: camada serosa, muscular externa, submucosa e mucosa responsável pela digestão e absorção de nutrientes para o organismo, dividido em 3 partes, sendo: duodeno com aproximadamente 20cm de comprimento iniciando no piloro e terminando no Jejuno; o jejuno com aproximadamente 250cm de comprimento inicia no duodeno e termina no ílio; o ílio com aproximadamente 400cm de comprimento e inicio impreciso no jejuno, termina no início do intestino grosso onde se abre o óstio ileocecal ao nível da junção ílio-ceal-cólica. O intestino delgado possui uma superfície muito superior ao que indica a extensão da região devido as modificações estruturais que aumentam sua área de superfície.

20. Citar as comunicações do intestino delgado; O intestino delgado se comunica alem do piloro e óstio íleo-cecal com o duto colédoco responsável pelo recebimento das secreções do fígado e pelo duto pancreático responsável pelo recebimento das secreções do pâncreas.

21. Definir intestino grosso e citar suas partes com respectivos limites; O intestino grosso sendo a porção terminal do sistema alimentar, é mais curto e mais grosso que o delgado, apresentando ao exame externo, dilatações limitadas por sulcos transversais denominadas de haustros, três formação em fita denominadas de tênias responsáveis pela condensação da musculatura longitudinal percorrendo toda sua extensão e acúmulos de gordura saliente na serosa das vísceras os apêndices epiplóicos com divisão em 6 partes sendo: Cécum - que inicia em fundo cego (óstio íleo-cecal) e segue pelo colo ascendente; Cólon ascendente - se estendendo do cécum à flexura cólica direita cranialmente; cólon transverso - continua da flexura cólica direita até a esquerda com inicio do cólon descendente; cólon descendente - inicia-se na parte distal do cólon transveso e segue verticalmente até o cólon sigmóide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com