TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios-Fisica3

Casos: Exercicios-Fisica3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA DE EXERCÍCIOS

1) Na figura abaixo (a) quais as componentes horizontais e (b) quais as componentes verticais da força eletrostática resultante sobre a partícula carregada no canto inferior esquerdo quadrado se q = 1,0 X 10-7 C e a = 5,0 cm?

2) Quantos elétrons teriam que ser retirados de uma moeda para deixá-la com uma carga de + 1,0 X X 10-7 C?

3) Um próton é acelerado por um campo elétrico em direção ao leste com uma aceleração de . Determine a intensidade, a direção e o sentido do campo elétrico. Dica: Use a 2a. lei de Newton.

4) Duas partículas fixas, de cagas q1 = + 1,0 C e q2 = - 3,0 C, estão a uma distância de 10 cm. A que distância de cada uma das cargas deveria estar localizada uma terceira carga de modo que a força eletrostática resultante atuando sobre ela fosse nula?

5) Um campo elétrico com uma intensidade média de cerca de 150N/C aponta para baixo na atmosfera próximo à superfície da Terra. Desejamos “fazer flutua” uma esfera de enxofre que pesa 4,4N neste campo, carregando a esfera. Qual carga (tanto o sinal quanto a intensidade) deve ser utilizada?

6) Uma esfera metálica carregada possui um raio de R = 20cm e uma carga de 49pC, qual a intensidade do campo elétrico gerado pela esfera: (a) Em um ponto distante de 10cm do seu centro, (b) Em um ponto distante de 20cm do seu centro e (c) Em um ponto distante de 30cm do seu centro?

7) A que distância ao longo do eixo central de um anel de raio R e carga uniforme a intensidade do campo elétrico devida à carga do anel é máxima?

8) (a) Escreva a equação que define fluxo elétrico, e explique o que representa fisicamente este fluxo. (b) Explique a lei de Gauss.

9) Uma carga pontual de está no centro de uma superfície gaussiana cúbica com arestas de 55cm. Qual o fluxo elétrico resultante através da superfície?

10) Uma linha de carga infinita produz um campo de 4,5 X 104 N/C a uma distância de 2,0 m. Calcule a densidade linear de carga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com