TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Fisica

Casos: Exercício Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1 – MEDIÇÃO

1.1- Introdução

A física começa com a observação. Para entender o que é a física é preciso observar a natureza, os fenômenos naturais que essa ciência visa explicar e compreender. A Física investiga os fenômenos e as estruturas mais fundamentais da natureza, possibilitado que a humanidade compreenda aspectos cada vez mais complexos. Desta forma, o homem pode criar sistemas, dispositivos e materiais artificiais que tem contribuído para o progresso tecnológico.

1.2 – Medindo grandezas.

Medimos cada grandeza física em unidades apropriadas por comparação com um padrão.Por exemplo, o padrão de comprimento, que corresponde a exatamente 1 m, é a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante uma certa fração de segundo. Em princípio, podemos definir uma unidade e seu padrão de qualquer forma, mas é importante que cientistas em diferentes partes do mundo concordem que nossas definições são ao mesmo tempo razoáveis e práticas.

1.3 – O Sistema Internacional de Unidades (SI) e a Notação Científica

Existem sete grandezas fundamentais, as quais constituem a base do Sistema Internacional de Unidades. Elas são mostradas na tabela abaixo. No nosso curso, utilizaremos apenas as três primeiras grandezas: Comprimento, Massa e Tempo.

Muitas outras unidades derivadas do SI são definidas em termos destas unidades acima.

Para expressarmos grandezas muito grandes ou muito pequenas frequentemente encontradas na física usamos a notação científica, que emprega potência de 10. Nesta notação:

Nos computadores a notação científica às vezes assume uma forma mais abreviada, como 3,56 E9 ou 4,92 E-7, onde E é usado para designar o “expoente de dez”. Em algumas calculadoras a notação é ainda mais abreviada, com o E substituído por um espaço em branco.

Também por conveniência, quando lidamos com grandezas muito grandes ou muito pequenas usamos prefixos. Os prefixos do SI permitem escrever quantidades sem o uso da notação científica, de maneira mais clara para quem trabalha em uma determinada faixa de valores. Os prefixos oficiais são:

Assim, podemos expressar uma certa potência elétrica como 1,27 x 109 watts = 1,27 gigawatt = 1,27 GW .ou um certo intervalo de tempo como 2,35 x 10-9 s = 2,35 nanosegundos = 2,35 ns.

1.4 – Comprimento

Em 1792, o metro foi definido como um décimo de milionésimo da distância entre o pólo norte e o equador. Mais tarde, por razões práticas, esse padrão foi abandonado e o metro veio a ser definido como a distância entre duas linhas finas gravadas perto das extremidades de uma barra de platina-irídio, a barra do metro padrão, mantida no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, nas vizinhanças de Paris. Réplicas precisas desta barra foram enviadas a laboratórios de padronização em várias partes do mundo. Com o passar do tempo, um padrão mais preciso se tornou necessário. Em 1983, o metro definido como:

O metro é a distância percorrida pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com