TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercico De Algoaritimo

Artigos Científicos: Exercico De Algoaritimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 8

1) Explique com suas palavras a diferença entre “Planejamento” e “Plano Estratégico

Planejamento

Definir Objetivos

Estratégia é o programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização e, portanto, para o desempenho de sua missão. A palavra "programa" implica, em nossa definição, um papel ativo, consciente e racional desempenhado por administradores na formulação da Estratégia da organização. Uma Estratégia estabelece uma mesma direção para a organização em termos de seus diversos objetivos e orienta o aproveitamento dos recursos usados para a organização seguir em direção a estes objetivos.

Também se pode definir Estratégia como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo. Estratégia associa os recursos humanos e outros recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior.

Toda a organização tem uma Estratégia – não necessariamente boa -, mesmo que esta nunca tenha sido formulada explicitamente. Quer dizer, toda organização tem uma relação com seu ambiente, que pode ser estudada e descrita. Esta visão de Estratégia inclui organizações onde o comportamento dos adminis-tradores é de reação - de resposta e ajustamento ao ambiente sempre que necessário.

O que é Planejamento Estratégico ?

Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos

Planejamento estratégico é o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.

STONER, James A. Administração. Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, 1985.

Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.

processo - Planejamento é um processo, sendo portanto permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir.

mobiliza - Este processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo, em direção ao sucesso.

construir o futuro - Planejar não é prever ou advinhar o futuro, mas sim construí-lo. A empresa, mais do que o direito, tem o dever de escolher seu futuro e mobilizar suas forças para construí-lo.

comportamento proativo - Para a empresa construir o futuro desejado, não basta reagir. É fundamental proagir (ato de antecipar, fazer acontecer, em vez de esperar que aconteça).

ambiente - O ambiente é a principal fonte de vida para uma empresa, portanto o planejamento estratégico deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.

2) Liste as etapas de um processo de planejamento estratégico

3) Explique porque é importante toda empresa ter uma “Missão” e uma “Visão Estratégica”

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."

Peter Drucker

"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."

Philip Kotler

"Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la."

S. Tilles

"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."

Peter Drucker

4) Liste os pontos focais das teorias de Taylor e Fayol, ou seja qual foi a preocupação de cada um dos mesmos em suas teorias.

Taylor Administração

Científica Ênfase

nas

Tarefas

Abordagem

Clássica da

Administração

Fayol Teoria

Clássica Ênfase

na

Estrutura

Segundo Taylor, as funções administrativas são:

• Planejamento (aplicação de métodos científicos em substituição à improvisação).

• Preparo (seleção dos trabalhadores, treinamento dos mesmos e disposição e preparação de máquinas e equipamentos).

• Controle (verificação do trabalho).

• Execução (atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada).

Para Fayol, as funções administrativas são:

• Prever (visualizar o futuro e traçar o programa de ação).

• Organizar (constituir um duplo organismo material e social da empresa).

• Comandar (dirigir e orientar o pessoal).

• Coordenar (ligar, unir, harmonizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com