TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportação De Soja No Modal Maritimo

Monografias: Exportação De Soja No Modal Maritimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Neste trabalho vamos tratar sobre o transporte do produto da soja, focando no transporte internacional marítimo. Com base no que tratamos ao longo do curso sobre o custo comercial dos negócios internacionais escolhemos a soja por ser um dos produtos de maior valor no Brasil, perdendo para o café. Em tratando do transporte do mesmo, escolhemos o modal marítimo, pois é um meio de transporte internacional que muitas pessoas ainda não tem total credor de qualidade.

O transporte é um dos custos logísticos de maior valor, pois se não for feito de boa forma pode acarretar em avarias no produto e sua embalagem, no qual é importante para a divulgação do produto, ou seja, agrega valor. Outro ponto muito importante é qualidade e condições com que o produto é tratado de um ponto a outro e o cumprimento do prazo que lhe é dado.

O modal marítimo é um modal do ramo internacional que é visado por ter um preço de custo bem acessível, e uma grande variedade de transportes de produtos. Quando a empresa quer exportar ou importar uma grande quantidade de um certo produto, fazer a cotação no modal marítimo se torna muito mais em conta.

Este modal tem ficado cada vez mais popular dentro da língua empresarial, pois cada dia mais as empresas vem crescendo em importar ou exportar cargas, assim necessitando mais de meios internacionais e baixo custo em transportes.

A procura por este tipo de modal na área alimentícia também tem crescido muito, mesmo com a umidade em contato com o produto e o tempo que leva para ser entregue no destino final, os empresário tem recorrido cada vez mais, não só pela economia de custos, mas a confiança na maneira como é transportado.

As construções de portos tem crescido junto com o aumento de demandas de exportação por este meio. Junto com a demanda internacional temos um crescimento de pedidos de exportação de alimentos, que vem sendo recorrida cada vez mais e sendo de maior prioridade para este tipo de exportação.

A soja é um produto bem resistente, e fácil de ser manuseado dentro de navios e dos portos. Assim ficando mais fácil de se fazer toda a exportação.

As containers são padronizados e utilizados por todo o mundo, podendo ser usados em diversos tipos de navios diferentes, e modais diferentes dentro do país.

O avanço no embarque e desembarque de cargas deu-se com a criação do conceito de cargas unitizadas e cada armador, negociante ou construtor tinha as suas próprias unidades, de tamanhos e proporções diferente. Havia também uma falta de estrutura em diferentes portos, e estruturas diferentes, que não se adequavam a todas as cargas. Os equipamentos que eram usados muitas vezes prejudicavam na locomoção das cargas ou até mesmo na retirada desta, pois acabava prejudicando até o equipamento.

Assim foi criada a unitização de cargas através dos containers, hoje a maioria dos navios de cargas são compostos por porta-containers, fazendo com que os outros tipos de navios comecem a ficar escassos de procuras e a desaparecer.

Objetivos

Este tema é de extrema importância pois trata de uma área de muito valor para o comércio de produtos. Temos com foco o modal marítimo, pois os portos brasileiros, estão em extrema carência, precisando de uma melhor infraestrutura e desenvolvimento, para estar em competitividade com outros países que são mais competitivos no comércio internacional.

A carência encontrada nos portos prejudica o país em fazer suas importações não só pela má formação em enviar seus produtos, mas em poder armazena-las, na exportação, por não ter equipamentos que suportem e não prejudique os produtos, o país deixa de negociar e receber produtos de boa competição no mercado, acatando em falência comercial em alguns aspectos.

A exportação da soja é um tema chamativo, pois este é um comodite de boa influência no comércio brasileiro, pois é a segunda mais exportada, na área agrícola, pelo Brasil.

É de fundamental importância poder mostrar a maneira que este é exportado, e as condições que são feitas estas exportações através dos portos.

1. Modal marítimo

O modelo de modal marítimo tem como vantagem deslocar tipos diferentes de cargas/produtos em maior quantidade, e conseguindo ter um menor custo em relação ao modal aéreo e terrestre em deslocamentos intercontinentais.

Pode ser utilizado por diversos tipos de cargas, para qualquer parte do globo, possibilitando transportar milhares de toneladas ou metros cúbicos de qualquer carga de uma vez só.

Porém também existem algumas desvantagens, estas são:

• Maior tempo de entrega, pois o transporte não é rápido.

• Por ter muitos produtos e ser só na área marítima, existe um maior tempo de descarga.

• Nem sempre o porto e as indústrias são pertos, então a distância as vezes implica em um novo meio de transporte para que ligue os dois.

• Por ter um longo prazo de tempo, no transporte, as cargas podem acabar se danificando.

1.1. Tipos de Navegação

• Navegação de longo curso: termo usado para ligação à outros países, sendo pequeno ou grande ou trajeto.

• Navegação de cabotagem: termo usado na ligação de portos dentro de um mesmo país.

1.2. Marinha de comércio

Uma área da marinha responsável pelo transporte de pessoas e cargas. Muitas vezes a marinha mercante, assim referida ao comércio marítimo, também se inclui a marinha de pesca, à recreação e outras atividades marítimas, mas em ultimo caso se é pensado como um elo comercial de tanta importância como o transporte internacional de cargas.

.

1.3. Funções No porto

Estivador: O responsável em organizar as cargas para embarque e desembarque dos navios nos portos. Hoje em dia alguns portos contam com a tecnologia para auxilio, assim já tem lugares onde são automatizados. Porem em ambos os casos o responsável precisa ter conhecimento tanto de carga como de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com