TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Artigos Científicos: FICHAMENTO DA TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Bruno Leonardo Silva Sousa

Livro: Teoria Da Contabilidade

Autor: Eldon S. Hendriksen e Michael Van Breda

QUATRO MIL ANOS DE CONTABILIDADE

Esta obra afirma que a contabilidade é produto do Renascimento Italiano, com o emprego do Método das Partilhas Dobradas, período marcado por acentuadas transformações em vários campos do conhecimento humano.

RENASCENÇA

Não se sabe quem inventou a contabilidade, no entanto, os primeiros registros de escrituração por partidas dobradas surgiram nos séculos XIII e XIV. Por seu turno, a primeira codificação da contabilidade data do fim do século XV, com a publicação do livro Summa em1494 pelo frei franciscano Luca Pacioli, documento que, apesar de descrever com minúcias a contabilidade por partidas dobradas, era em verdade um tratado sobre matemática.

Até o século XVI – contabilidade para o proprietário. Não havia pressão pela exatidão ou adoção de padrões uniformes de divulgação.

Não havia também a distinção clara entre os negócios empresarias e as finanças pessoais e não existia o conceito de exercício contábil e empresa em funcionamento.Também não os conceitos de exercício contábil, apuração de lucros periódicos e depreciação, bem como a ausência de unidade monetária exigia que a escrituração fornecesse minúcias sobre o que se registrava.

A partir daí originou-se as palavras: débitos, créditos, lançamentos de diários, razão, contas, balancetes, balanços e demonstrações de resultado remontam à Renascença.

ANTECEDENTES DA CONTABILIDADE

Para que Luca Pacioli pudesse codificar pela primeira vez a contabilidade pelo método das partidas dobradas, muitas civilizações antigas deram suas contribuições. Muito antes de que a Europa emergisse de tendas e pele, economias sofisticadas já existiam no Oriente Médio e no Extremo-Oriente. Vários registros contábeis datam desse período. Por exemplo, os agricultores egípcios mas margens do Nilo pagavam aos coletores de tributos com cereais e linhaça pelo uso de água para irrigação e recibos eram dados aos agricultores desenhando-se figuras de recipientes de cereais nas paredes de suas casa.

O Sistemas contábeis mais sofisticados parecem ter existido na China por volta de 2000 a. C.A civilização egípcia, que ergueu suas primeiras pirâmides há 4 mil anos atrás, também possuía sofisticados métodos contábeis para registrar suas safras.

O império de Alexandre, o Grande, fundado em 332 a.C. também deixou vestígios de registros contábeis, além do legado da fabulosa biblioteca fundada na cidade de Alexandria,mais tarde destruída por invasores bárbaros.Os vastos conhecimentos dos gregos pareciam ter se perdido com as invasões de vândalos e godos ao Império Romano. Contudo, após a ascensão dos povos islâmicos, estes vieram a descobrir cópias de manuscritos gregos preservados pelos nestorianos.

Influência Árabe

Na distante Meca, nascia o profeta Maomé que teve uma série de visões que se iniciaram em 610 levaram-no a escrever o Corão e a fundar o Islã.

Quando Bagdá se tornou o maior centro do conhecimento do primeiro milênio os Árabes levaram da índia uma das maiores descobertas da mente humana que foi o conceito de zero.

Os avanços e o aperfeiçoamento técnico da ciência contábil estão ligados ao progresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com