TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIFO And LIFO

Casos: FIFO And LIFO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  1.993 Visualizações

Página 1 de 4

FIFO

A gestão das existências é uma importante área da gestão operacional das empresas, traduzindose genericamente no conjunto de regras e decisõestomadas com vista à obtenção de um elevado grau de eficiência a esse nível, que por sua vez se traduz na minimização dos investimentos e dos custos aela associados. Dependendo do tipo de empresa em causa, as existências a partir das quais desenvolve a sua laboração podem ser de vários tipos,designadamente mercadorias (no caso genérico das empresas comerciais), matérias-primas, matérias subsidiárias, etc. (no caso de empresas industriais).

No âmbito da gestão operacional das existências, uma das tarefas mais importantes é a definição do valor da rubrica de custo das mercadorias vendidas ematérias consumidas (CMVMC), que representa precisamente o custo dos bens que a empresa vende (no caso das mercadorias) ou consome durante oprocesso produtivo (no caso das matérias). Muitas vezes, a determinação deste custo é de difícil execução, designadamente quando se verifica umagrande diversidade de produtos transacionados pela empresa em causa e um constante movimento de entrada e saída de existências em armazém.

Neste contexto, existem, de acordo com o Plano Oficial de Contabilidade, vários métodos de custeio das saídas de armazém, sendo os seguintes os maisutilizados: FIFO, LIFO e Custo Médio Ponderado. Todos estes métodos têm como base a entrada das existências ao custo histórico, ou seja, ao custo deaquisição.

Segundo o método FIFO, cuja designação deriva das iniciais da expressão anglo-saxónica "first in first out" (o primeiro a entrar é o primeiro a sair), asprimeiras existências a entrar em armazém são também as primeiras a sair, pelo que as existências remanescentes ficam sempre valoradas aos preços maisrecentes. Assim sendo, a utilização deste método em períodos de inflação elevada pode provocar uma sobreavaliação dos resultados, na medida em que assaídas são valoradas a preços inferiores aos das existências. Em contrapartida, a utilização deste método em épocas de deflação tem o efeito inverso,resultando numa possível subavaliação dos resultados, na medida em que as saídas são valoradas a preços superiores.

A utilização do método LIFO ("last in first out") implica que numa empresa as saídas de armazém sejam valorizadas aos preços mais recentes, ficando asexistências avaliadas aos preços mais antigos. Quanto ao método do custo médio ponderado, baseia-se na valorização das existências ao preço médioponderado segundo as quantidades.

A utilização destes métodos traduz-se na construção de fichas de armazém onde são registadas, para cada artigo, as quantidades, preço e valor dasentradas, saídas e existências em armazém.

http://www.infopedia.pt/$fifo-(first-in-first-out);jsessionid=bPsLLNr--sZkR113013ECA

LIFO

No âmbito do desenvolvimento normal da sua atividade, as empresas têm necessidade de gerir da forma mais eficiente possível os aspetos relacionadoscom as existências que utilizam. Consideram-se existências todos os bens armazenáveis adquiridos ou produzidos pela empresa e que se destinam à vendaou a serem incorporados na produção. Normalmente, as existências mais representativas numa empresa são: mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com