TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILTRO DE AR DO AUTOMÓVEL

Tese: FILTRO DE AR DO AUTOMÓVEL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Tese  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 9

FILTRO DE AR DE CABINE AUTOMOTIVO

A importância do filtro de cabine automotivo

Há apenas duas décadas o segmento de filtros de cabine passou a fazer parte dos projetos das montadoras brasileiras, e sua importância vem crescendo a cada dia.

Como são equipamentos carentes de manutenção preventiva, a demanda por filtros, serviços de higienização e limpeza e substituição de componentes tem atraído o interesse de reparadores em todo o Brasil.

Ele fica escondido sob o painel e não é um daquelas peças que deixará o carro na rua. Também não está entre os itens de segurança. Mesmo assim, nas manutenções você não pode esquecer-se do filtro de cabine. Assim como os outros filtros cuidam do bom funcionamento do motor, o de cabine é um guardião da sua saúde.

O filtro de cabine está presente em praticamente todos os carros produzidos a partir do ano 2000, com ou sem ar condicionado. Ele é responsável por filtrar o ar que circula no sistema de ventilação evitando que gases tóxicos, fuligens, pólen, sujeira e outros poluentes circulem dentro do carro, diminuindo os riscos de contrair doenças respiratórias como, por exemplo, sinusite, rinite, faringite e bronquite. A peça torna-se ainda mais importante nos carros com ar condicionado devido á grande utilização.

Diferentemente da maioria dos componentes dos veículos, o filtro de cabine não tem prazo de validade. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se você anda mais em engarrafamentos ou em estradas empoeiradas, por exemplo, o filtro terá duração menor. É aconselhável, porém, que seja feita a verificação pelo menos a cada 20 mil quilômetros. O técnico poderá avaliar a necessidade ou não de substituição.

Se você começar a notar mais odores dentro do carro, isso pode ser um sinal de filtro velho ou entupido. Outro indicativo é em relação á velocidade do ar. Em caso de entupimento, o fluxo de ar irá diminuir.

Mercado de Filtros

Antes considerado caro e um luxo para poucas pessoas, o ar-condicionado vem sendo usado eu um número cada vez maior de automóveis. Vários fatores têm influenciado este aumento. Além do preço mais baixo, a questão do conforto também faz o motorista preferir enfrentar o trânsito sem ter de suportar elevadas temperaturas presentes quase o ano todo em nosso país.

No Brasil atualmente estima-se que de cada 100 veículos vendidos 65 já saiam da linha de montagem de ar-condicionado, número estes que se elevam considerando apenas o segmento de automóveis.

Alguns fatores justificam esses números de vendas:

1. O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros aliado á redução de custo deste equipamento, visto cada vez menos como acessório, mas como agregado do conjunto do veículo;

2. Desejo de maior conforto ao dirigir e mais silêncio no interior do veículo;

3. Menor entrada de poluentes no interior do veículo;

4. Aumento da criminalidade que inibe o motorista a circular com vidros abaixados. O ar condicionado, portanto, se torna absolutamente necessário.

Criado por Willis Carrier perto do ano de 1900, o ar-condicionado não é propriamente um gerador de frio, mas um transformador do ar ambiente para frio com a ajuda de um gás refrigerante que o alimenta. Possui um filtro para eliminar impurezas vindas do ar externo. Item de conforto praticamente indispensável em regiões tropicais.

Estima-se que a frota brasileira atual com sistemas de ar-condicionado seja em torno de oito milhões de veículos (algumas fontes citam 42% de toda a frota), a maioria com idade média menor que sete anos, mais concentrada em veículos novos, incluído neles os segmentos de automóveis. Comerciais leves, caminhões, ônibus e pequena parcela da frota de máquinas agrícolas.

A MicronAir no mercado de filtros

Em 2013, a micronAir, a marca da Freudenberg Filtration Technologies e líder global em filtros de ar de cabine de veículos, comemora quinze anos de atuação no mercado brasileiro. Neste tempo, a empresa, que fornece filtros para todas as categorias de veículos (leves, utilitários, pesados e máquinas agrícolas) das montadoras instaladas na América do Sul, acumula diversos motivos para celebrar essa data. Um dos pontos altos, segundo o diretor da empresa na América do Sul, Santiago de Muller, é a expansão do mercado. "Nos últimos cinco anos, por exemplo, o negócio de filtros cresceu três vezes na região e, neste cenário, a indústria automotiva tem um papel fundamental", informa.

No mercado geral de filtros, esta divisão segundo Muller, cresceu 7% no País ano passado e, para 2013, a projeção é manter os resultados positivos e obter alta de mais 4%, devendo manter o crescimento médio anual em torno de 5%. Neste ano, um dos pontos altos da divisão foi a transferência da planta produtiva das instalações da Freudenberg Não Tecidos, em Jacareí (SP), para uma planta própria, na mesma cidade, totalmente dedicada á fabricação de filtros.

Muller ressalta que a nova planta, mais moderna e mais confortável para os colaboradores, a empresa poderá fornecer filtros com ainda mais qualidade para os seus clientes que, no caso dos filtros de ar de cabines de veículos, beneficiam os consumidores á medida que impedem o acesso de micro-organismos nocivos á saúde. "Nossos filtros atendem as mais rigorosas exigências das montadoras", ressalta o gerente de mercado da micronAir, Carlos Matos. E o responsável pelo aftermarket da companhia, Luciano Ponzio, completa: "Por isso, nossos filtros também levam a mesma alta qualidade para o mercado de reposição automotiva á medida que permitem aos consumidores adquirirem peças originais para os seus veículos".

VOCÊ SABIA?

6 vezes maior é a concentração de impurezas e bactérias no interior dos veículos em relação a outros ambientes, devido à combustão. Os filtros de ar purificam o ar no interior dos veículos e previnem contra doenças respiratórias e reações alérgicas, além de proteger as peças do sistema do ar condicionado.

6 meses ou de 10.000 a 12.000 km é a periodicidades ou quilometragem recomendada para a troca do filtro de ar de cabine, principalmente se o veículo possuir um sistema de ar condicionado.

Mais de 95% dos proprietários não trocam o filtro de cabine porque não sabem que em seu veículo existe um.

» 8 FATOS RELEVANTES SOBRE FILTROS DE CABINE

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com