TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICA III

Artigos Científicos: FISICA III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

FÍSICA – CARGA ELÉTRICA

PROF: CLÁUDIA ADRIANA DE SOUSA SILVA

1) Reportagem

A época é de tomar choques no carro. Mas dá para evitar

A baixa umidade do ar no inverno faz a eletricidade estática se acumular no ocupante do veículo.Veja como pelo menos reduzir o problema.

Inverno é época de tomar choque ao sair do carro. Com a baixa umidade do ar, a eletricidade estática criada enquanto o veículo está em movimento só se descarrega quando se sai do veículo. E aparece na forma de choques, que podem até mesmo gerar faíscas.

A intensidade varia de acordo com as características físicas e fatores externos. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Acidentes no Tráfego – Abramet – pessoas que transpiram muito ficam mais expostas às descargas, pois os sais minerais, condutores de eletricidade, são expelidos na transpiração.

Os tecidos dos bancos e das roupas também são fatores determinantes, mas há maneiras de evitar o desconforto: antes de sair do veículo, segure alguma parte da lataria, como a porta, e só retire a mão dali quando o pé estiver no chão. Outra solução é evitar roupas de tecidos sintético e sapatos com sola de borracha, que é isolante elétrico.

Jornal do Carro, Jornal da Tarde, 26 de julho de 2000.

Depois de ler o texto acima responda as perguntas abaixo:

1-a Explique por que se devem evitar os sapatos com solados isolantes.

1-b Explique por que devemos segurar alguma parte da lataria na hora de descer do carro.

2) Uma esfera condutora suspensa por um cordão é atraída para um bastão carregado positivamente. A esfera tem necessariamente uma carga negativa? Explique. Outra esfera condutora suspensa é repelida pelo bastão carregado positivamente. Essa esfera tem necessariamente carga positiva? Explique.

3) Três objetos com cargas elétricas idênticas estão alinhados como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma força igual a 30N. Calcule a força elétrica resultante dos efeitos de A e C sobre B é:

4) Veja com atenção as figuras mostradas a seguir e analise as afirmativas que se seguem.

I. O gato, ao esfregar suas patas no carpete de lã, adquire carga elétrica. Esse processo é conhecido como eletrização por atrito.

II. O gato, ao esfregar suas patas no carpete de lã, adquire carga elétrica. Esse processo é conhecido como eletrização por indução.

III. O estalo e a eventual faísca que o gato pode provocar, ao encostar em outros corpos, são devidos à movimentação da carga acumulada em seu corpo, que flui para os outros corpos.

Estão incorretas:

a) I, II e III. b) apenas III. c) apenas II. d) II e III. e) apenas I.

5) Três esferas A , B e C atraem-se mutuamente (todas ao mesmo tempo) entre si. Se a carga de A é negativao que podemos afirmar em relação as possíveis cargas de B e C?

Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a Lei de Coulomb.

a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?

b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?

6) A carga q1 = + 25nC está na origem, a carga q2 = - 15 nC está sobre o eixo x em x= 2 m e a carga q0 = + 20 nC está posicionada em um ponto com as coordenadas x = 2 m e y= 2 m. Determine o módulo, a direção e o sentido da força resultante sobre q0.

Resposta: 4,84 x 10-7 N a -34,9

7) Três partículas carregadas encontram-se ao longo do eixo x. A partícula com carga q1 = +15,0 µC está em x = 2,00m, enquanto a partícula com carga q2 = + 6,00 µC está na origem. Onde deve ser colocada no eixo x uma partícula com carga negativa q3 de maneira que a força resultante sobre ela seja nula? 0,775m

8) Duas partículas a e b estão a uma distancia de 0,20 m uma da outra e têm cargas qa = +2,0 nC e qb = + 1,0 nc. Em que posição em relação a a e b devemos colocar uma terceira particula com carga q, de modo que a força sobre ela devida a a e b seja zero?

9) Duas cargas puntiformes estão localizadas no lado positivo do eixo x. A carga q1 = 1,0 nC esta localizada a 2,0 cm da origem, e a carga q2 = - 3,0 nC esta localizada a 4,0 cm da origem. Qual a força total exercida por essas cargas sobre uma carga q3 = 5,0 nC localizada na origem?

28μN

10)Quantos elétrons em excesso devem ser colocados em cada uma de duas pequenas esferas com uma separação de 3 cm entre elas, se a força de repulsão for 10-19 N?

625 eletrons

11) Duas cargas elétricas pontuais de valores +Q e +4Q estão fixas e separadas pela distância de 6cm, conforme a figura. Calcule a que distância da carga elétrica+Q deve ser colocada uma outra de valor –Q para que esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com