TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULAÇÃO DEHIPOTESES

Por:   •  1/6/2017  •  Monografia  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS PROFº BARROS ARAÚJO

MIKAEL KAIKE LUZ SILVA

UMA ANÁLISE NA EVOLUÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONTABILIDADE MANUAL E SISTEMATIZADA NA OPINIÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

PICOS – PI

2017

MIKAEL KAIKE LUZ SILVA

UMA ANÁLISE NA EVOLUÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONTABILIDADE MANUAL E SISTEMATIZADA NA OPINIÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de conclusão de Curso I do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí – UESPI – Campus Prof. Barros Araújo – Picos/PI, como requisito parcial à obtenção de nota e pré-requisito para a disciplina de TCC II.

Orientadora: Prof. Esp. Maria do Socorro de Sousa Pinheiro.

AGRADECIMENTOS

 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

  1. Tema 

Uma análise na evolução contábil no Brasil e os sistemas de informação contábil

  1. Delimitação do Tema

Uma análise na evolução contábil no Brasil e os sistemas de informação contábil: aspectos positivos e negativos da contabilidade manual e sistematizada na opinião de profissionais da contabilidade.

  1. Problematização

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Visto que sua história data desde os primórdios da civilização. Todavia, não se sabe ao certo o período de iniciação, pois há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam aproximadamente de 6 a 10.000 a.c com os sumérios, bem como, há afirmações de que a mesma data da era primitiva.

Hoje a informática se tornou um dos meios de vital funcionamento de qualquer atividade contábil. A procura por informações mais precisas e eficazes com mais consistência aumentou nas últimas décadas, expondo as lacunas que existiam com os modelos antigos de se fazer os trabalhos contábeis, e consequentemente ajudou no desenvolvimento de novas formas de administração e aperfeiçoamento da contabilidade.

Diante do exposto, surge a seguinte questão: quais os aspectos positivos e negativos da contabilidade manual e sistematizada?

  1. Justificativa

A escolha do assunto da pesquisa acadêmica é o resultado do interesse de aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido, traduzindo-se na oportunidade de complementar o aprendizado em assuntos referentes ao avanço da contabilidade e os sistemas de informação contábil e as modificações trazidas pela utilização desses sistemas de informação pelos profissionais contábeis nos dias de hoje, mostrando vantagens e desvantagens da contabilidade manual e sistematizada.

  1. Formulação de hipóteses

  • A informatização da contabilidade trouxe uma série de benefícios para a classe contábil;
  • A contabilidade tornou-se mais facilmente praticada e compreendida pelos profissionais da contabilidade com os sistemas informatizados.

  1. Objetivos

1.6.1 Objetivo Geral

Identificar os aspectos positivos e negativos da contabilidade manual e sistematizada.

1.6.2 Objetivos específicos

  • Analisar a evolução da contabilidade no Brasil;
  • Examinar o impacto da transição da contabilidade manual para a sistematizada no dia-a-dia do contabilista;
  • Descrever um paralelo da contabilidade feita de forma manual e informatizada.

  1. Referencial teórico

  1. Evolução da Contabilidade

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, visto que, sua história é tão antiga quanto os primórdios da civilização. Todavia não se sabe ao certo o período de iniciação, pois há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam aproximadamente de 6 a 10.000 a. C com os sumérios, bem como, há afirmações de que a mesma data da era primitiva. Os sumérios, bem como, há afirmações de que a mesma data da era primitiva. Os primitivos viviam da caça e da coleta, ou seja, foram os primeiros modos de subsistência da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com