TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNCIONALIDADE ATUAL E FUTURA DAS CONSTRUÇÕES EXAGERADAS NO BAIRRO DA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, E USO DA ADEQUADA SUSTENTABILIDADE

Trabalho Universitário: FUNCIONALIDADE ATUAL E FUTURA DAS CONSTRUÇÕES EXAGERADAS NO BAIRRO DA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, E USO DA ADEQUADA SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 7

1.TEMA

Os impactos insustentáveis do grande “boom” da construção civil: estudo de caso da região da Pampulha (BH) em função da Copa do Mundo de 2014

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Serão estudados os elementos que garantem a sustentabilidade da construção civil e a aplicabilidade destes no atual quadro de desenvolvimento da região estudada. Tambem serão analisadas as demandas reais e projetadas da região, que justificam o atual “boom” construtivo.

3.PROBLEMA

A intensa atividade da cosntruçãoo civil na região da Pampulha, em BH, para atender o grande evento da Copa do Mundo de 2014, esta sendo sustentável? Os impactos posteriores estão sendo tratados de forma sustentável?

4. HIPÓTESE DE ESTUDO

Os impactos gerados pela intensa atividade da cosntrucao civil na regial de estudo não estão sendo considerados e trarão uma grande insustentabilidade para o local e para a cidade de BH.

5. OBJETIVOS

A pesquisa discutira a sustentabilidade dos impactos gerados pela grande expansão da construção civil dentro da região da Pampulha, em Belo Horizonte, em virtude da demanda projetada para atender a Copa do Mundo de 2014. Essas construções desordenadas trazem consequencias que podem não estarem sendo sentidas agora, mas que no futuro próximo trará problemas para o local, devido a pressa e a falta de planejamento destas.Vamos analisar as consequências que essas obras estão ou vão trazer para o local, se estão sendo produzidas levando em conta as condições de sustentabilidade que muitas construtoras dizem respeitar, o adensamento que essas obras estão causando traz problemas na infraestrutura do local, como água, esgoto, sistema viário, transporte público.

5.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Há uma demanda para tantos empreendimentos em execução na região de estudo? Há uma avaliação de impactos que serão gerados com a implantação destes empreendimentos? Como sera o Pós copa do mundo? Quais serão as conseqüências possíveis de se detectar desde agora? Analisar a sustentabilidade dos empreendimentos que estão sendo construídos para a Copa do Mundo na região de estudo .

6. JUSTIFICATIVA

O projeto será um estudo sobre o "boom" construtivo que está sendo causado em grande parte para suprir as necessidades que os eventos futuros no Brasil estão exigindo das cidades onde eles irão ocorrer. Essas construções desordenadas trazem consequências que podem não serem sentidas agora, mas que no futuro próximo trará problemas para o local, devido a pressa e a falta de planejamento destas obras.Vamos analisar as consequências que elas estão trazendo ou vão trazer para o local, se estão levando em conta as condições de sustentabilidade que muitas construtoras dizem respeitar, o adensamento que essas obras estão causando traz problemas na infraestrutura do local, como água, esgoto, sistema viário, transporte público. O estudo de causa dessa proposta será a cidade de Belo Horizonte, capital mineira, local onde as obras previstas para serem entregues ainda esse ano estão atrasadas, mais especificamente no bairro da Pampulha, nos entornos dos estádios e do aeroporto, local onde será praticamente o "centro" dos eventos esportivos que irão ocorrer nos anos seguintes, alvo das pessoas, e com um grande fluxo de tráfego por ali,turistas, moradores, passando de carro ou a pé.

A legislação urbana existe para a que a cidade seja um lugar melhor para se viver, estabelecendo limites às ações urbanas que interferem no espaço urbano. Essa legislação teve que ser modificada para que as novas demandas de construções na região pudessem ocorrer,como a altura das construções permitidas, já que houve mudanças no gabarito de altura máxima da região. O que determina essa altura é o tipo de zoneamento em que se localiza a edificação, a altitude do terreno e sua localização precisa em relação a pistas de pouso, helipontos e restrições impostas pelo Comando da Aeronáutica em relação a áreas de proteção de aeroportos. Próximo ao local estudado temos a presença do Aeroporto da Pampulha, restringindo as alturas das construções ao máximo. O zoneamento é um instrumento de materialização do Plano Diretor da cidade, que tem como função fixar as linhas gerais para que as leis de uso e ocupação do solo detalhe com precisão a ordenação do solo no município. Para Hely Lopes Meirelles, consiste o zoneamento na repartição da cidade e das áreas urbanizáveis segundo a sua destinação de uso e ocupação do solo, estabelecendo normalmente as áreas residenciais, comerciais e industriais; delimitando os locais de utilização específica, tais como feiras, mercados, estacionamentos de veículos e outras ocupações espaciais permanentes ou transitórias; ordena a circulação, o trânsito e o tráfego no perímetro urbano; disciplina as atividades coletivas ou individuais que de qualquer modo afetem a vida da cidade.

7.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

"Paisagem urbana" além de livro, é um conceito que exprime a arte de tornar coerente e organizado visualmente o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano. As construções que estão sendo feitas em Belo Horizonte estão interferindo na paisagem urbana da cidade ? Se sim, isto está sendo benéfico ou maléfico para ela ?

"A cidade do empreendimento", título de um dos capítulos do livro Cidades do Amanhã, Peter Hall, serve como exemplo para o que estamos vendo nas cidades que serão sede dos eventos esportivos no Brasil. O capítulo traz os problemas que a ocupação desordenada do solo, prática que já existe desde a década de 70, sem um planejamento adequado acarreta para a cidade/sociedade. Será que a ocupação dos locais para construção de edifícios que beneficiarão as Copas (Copa das Confederações e Copa do Mundo) e a Olimpíadas, trarão benefícios só para os eventos, ou serão bons para o entorno no futuro ?

Outro assunto abordado no livro é a sustentabilidade, que tem como definição "desenvolvimento que vem ao encontro das necessidades presentes sem compromenter a capacidade das gerações futuras em prover suas próprias necessidades e aspirações". As obras são necessárias para que os eventos aconteçam, mas elas estão trazendo benefícios apenas para a realização destes ou no futuro terão alguma utilidade para a população. Estão sendo contruídas com base nos preceitos que tantas construtoras pregam sobre sustentabilidade, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com