TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Monografias: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos em Contabilidade.

IBAITI

2014

Introdução

No presente trabalho iremos abordar alguns assuntos importantes para que um futuro contador possa por em prática alguns destes itens e poder orientar seus clientes, aprofundando em como as mudanças poltíticas e econômicas podem influenciar diretamente ou indiretamente no mundo dos negócios e no universo contábil, conhecer e analisar a medida macroeconômica e medida microeconômica e a sua influência no mundo empresarial e contábil, com os benefícios socioeconômico das mudanças da microeconomia e por fim explorar mais sobre a carga tributária que é muito relevante um futuro contador saber e também sobre as inabilidades administrativas. E que com todos este itens abordados e esclarevidos verificar qual seria o maior problema que muitos empreendedores estão enfrentando que é a causa mortis de empresas nacionais, o objetivo deste estudo seria agregar mais informações e conhecimentos em geral que futuramente podem auxiliar, servir como base para que possa ajudar um futuro contador e consequentemente um empreendedor para que possa tomar as suas devidas e mais importantes decisões para o sucesso e permanência da empresa.

Devido as várias e constantes mudanças políticas e conômicas que acabam interfirindo diretamente em nossas vidas, os objetivos da política econômica podem ser resumidos em quatro objetivos fundamentais que são: crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio nas contas externas e melhor distribuição de renda gerada no país. Assim que a produção cresce, consequentemente aumenta o nível de empregos que permanecem seus preços relativamente equilibrados, e quem acaba lucrando com isso somos nós a população em si, com a alta geração de empregos podemos concluir que terá mais giro de dinheiro na cidade e melhorando o desenvolvimento e a qualidade de vida da população em geral. O contrário do que pode acontece se a inflação não é controlada, pois sem o controle da mesma os preços dos produtos e serviços automaticamente sobem, sendo que os salários da população não seguem os mesmos passos, ou seja, fica difícil a situação da população não podendo adquirir ou vender qualquer tipo de bens ou serviços pelo seu real valor. A inflação só é controlada quando existe um controle dos preços de produtos e serviços valorizando a moeda nacional. E o equilíbrio nas contas externas é quando você consegue exportar mais do que importar. Analisamos também um item muito importante que seria a melhor distribuição de renda no país que assim como muitos países e até mesmo o Brasil adotaram planos econômicos relevantes e importantes que tratam de cumprir controle da inflação e a distribuição de renda sempre foi objeto de grande interesse dos economistas, e sua analise vem constantemente tendo um desdobramento em varias ocasiões e dimensões.

A macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal se dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia, e a macroeconomia é um dos pilares do estudo da economia. E cabe a cada governo tomar ações que promovam o desenvolvimento econômico e social, possibilitando manter o controle dos preços e a manutenção do equilíbrio das contas externas, bem como promover a redução das desigualdades de renda. Na macroeconomia a abordagem vai considerar o comportamento dos agregados econômicos, ou seja, busca-se entender o crescimento econômico e como este crescimento pode afetar diretamente e indiretamente a economia. Política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as conseqüências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão.

A macroeconomia é o ramo da ciência económica que se ocupa das suas questões relacionadas com grupos amplos de pessoas (regiões, países). Estão no

Âmbito da macroeconomia, entre outras questões como o comportamento da taxa de inflação, das taxas de juro, do desemprego, das balanças externas e do PIB, por exemplo, a Espanha (país) ou à Galiza (região). As análises da situação macroeconômica dos diversos países (que são periodicamente feitas pelos bancos centrais e por instituições internacionais como o FMI e a OCDE) contemplamsempre a análise (do valorque assumem, da sua evolução no tempo, da relação com outros indicadores) destas e de outras variáveis. A relação entre macroeconomia e microeconomia tem vindo de alguma forma, tem vindo de alguma forma, na medida em que são fundamentais para a primeira os estudos que a segunda fornece (de caráter mais específico, sobre cada um dos mercados que coexistem na economia). Na macroeconomia os preços são determinados pela quantidade de moeda nas transações e os problemas são tratados nos campos da produção, emprego, produto nacional. Portanto a distinção é que na microeconomia existe a formação de preços, já na macroeconomia ocorre o entrosamento dos fenômenos monetários com os fenômenos reais da produção, consumo e investimento, num âmbito maior, macroeconômico.

A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. A teoria microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com