TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, CAPITULO I INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, CAPITULO I INTRODUÇÃO A ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

ECONOMIA GERAL E JURÍDICA

TITULO DO TEXTO: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, CAPITULO I INTRODUÇÃO A ECONOMIA

AUTORES: MARCO ANTONIO S. VASCONCELOS

MANUEL ENRIQUEZ GARCIA

RESUMO

Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível.

A questão central do estudo da economia é de como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo as necessidades humanas.

Todas as sociedades, qualquer que seja seu tipo de organização econômica ou regime político, são obrigadas a fazer opções, escolhas entre alternativas, uma vez que os recursos não são abundantes. Elas são obrigadas a fazer escolhas sobre o que produzir quanto produzir como produzir e para quem produzir.

Como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais interessam-nos saber qual o tipo de organização econômica as mesmas apresentam.

Existem duas formas principais de organização econômica:

1. Economia de Mercado – Economia descentralizada ou do tipo capitalista, que defende a propriedade privada e deixa sob responsabilidade das pessoas e empresas suprir a assistência que deveria ser prestada pelo setor público;

2. Economia Planificada – Economia centralizada ou do tipo socialista, que defende um sistema de econômico que visa distribuir a matéria prima e a produção de maneira mais homogênea. O setor público se encarrega de garantir menos diferenças de classes sociais e econômicas.

3. A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.

4. É chamado de produção potencial o limite máximo da produção de um país, esse limite é dado devido a escassez dos recursos. A CPP considera toda a força de trabalho da sociedade, ou seja, quando todos os recursos disponíveis estão empregados e não há capacidade ociosa.

5. A função supõe apenas a produção de dois bens, utilizando o máximo de recursos disponíveis, para isso é necessário fazer uma escolha da quantidade do bem a ser produzida.

6. O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

7.

8. O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha”. 1 São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativos ou custos implícitos). Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

9.

Pode-se dizer que num sistema econômico existem dois fluxos. O primeiro é o fluxo real, formado pelos bens e serviços produzidos no sistema econômico, que também recebe o nome de produto. O segundo é o fluxo nominal ou monetário, formado pelo pagamento que os fatores de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com