TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av2 - CCO - Sem 1 - Fundamentos Da Administração E Da Economia

Por:   •  24/4/2013  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WEB AULA 2

Unidade 1 - CONCEITOS BÁSICOS E INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS

Estes conceitos acompanharão a sua vida a partir de agora e deverão estar bem claros e na “ponta da língua”.

Como você viu temos várias escolas do pensamento contábil, e decorrente da atuação destas escolas temos diversos conceitos e definições para contabilidade.

Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Lembre-se que D’Áuria é da escola patrimonialista e, portanto estuda a contabilidade com enfoque no patrimônio das entidades, portanto nesta definição fica claro o patrimônio como ator principal.

Vamos buscar uma definição de um professor influenciado pela escola norte-americana, pois como você se lembra a contabilidade no Brasil teve influência tanto da escola patrimonialista quanto da norte-americana.

Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

D’Áuria, representante da escola italiana de contabilidade enfatiza a contabilidade como ciência enquanto Hendriksen, da escola norte-americana a trata como um processo de informação, enquanto o primeiro evidencia o controle patrimonial o segundo evidencia a informação.

De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

Quero finalizar este tópico sobre definição da contabilidade com uma citação de um administrador. Fayol (1994, p. 25) disse que a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa”.

Para a contabilidade nos dias atuais, qual conceito de contabilidade visto neste tópico é mais adequado? Vá ao FÓRUM DE DISCUSSÃO e deixe a sua opinião.

Objeto e Finalidade

O patrimônio das entidades é a razão de ser da contabilidade.

A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma estes resultados estão sendo gerados.

A finalidade da Contabilidade é fazer o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.

De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o Patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo.

Cabe ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações.

Os Registros Contábeis, além de interessar aos administradores, interessam ainda aos fornecedores, aos concorrentes, aos bancos, ao governo, cada usuário utiliza as informações contábeis para analisar a situação patrimonial da empresa.

Aqui é importante lembrar que a contabilidade deve atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, e como disse Fayol, as informações, além de úteis, devem ser no tempo oportuno.

É claro que a função do administrador é de vital importância dentro das empresas, mas se as informações comunicadas pela contabilidade não for confiável, as decisões tomadas por ele pode levar a organização para um caminho totalmente adverso.

Usuários da Contabilidade

Os usuários dos serviços contábeis são todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento de sua empresa, portante serão os contratantes dos serviços contábeis.

Por outro lado temos os usuários das informações geradas pela contabilidade, são: administradores, sócios e acionistas, governo, bancos, concorrentes, sindicatos, empregados, fornecedores etc.

Estes grupo de usuários, os das informações, podem ser classificados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »