TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS INTRODUTÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Exames: FUNDAMENTOS INTRODUTÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS INTRODUTÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

Abordagem Humanística e Comportamental Desde o principio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos.Com os eventos da comunicação, é possível usar como forma de comunicação, informação, expressão e significados os diversos sistemas simbólicos das diferentes linguagens.Trabalhos consagrados nas ciências sociais analisam as transformações do “mundo do trabalho” a partir de suas caracterizações no espaço produtivo. Contudo, são poucos os que consideram os diferentes momentos da organização do trabalho numa relação de ruptura e continuidade, e que por sua vez, constituem-se em transformações sociais.

2 ABORDAGEM CLÁSSICA, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL.

A semelhança esta no nome todas elas são teorias uma simples especulação de algo ou de alguma coisa e as diferenças são que as científicas tem um "pilar" pra sustentar sua idéia, você tem que dar fatos de que sua teoria não passa mais do que de uma especulação. Por exemplo a teoria pré big bang que eu criei não e relevante valida ou se quer conhecida pelo fato de eu não ter conseguido comprova la ate porque ela tem uma base religiosa que iria descarta-la.

A abordagem Clássica prega que o trabalhador é motivado apenas pela remuneração (financeira), é o conceito do "homo economicus"; essa abordagem não se preocupa em nada com o bem estar dos funcionários da organização. Na abordagem Humanística, o funcionário passa a ser o foco da organização (há uma grande ênfase nas chamadas organizações informais do trabalho); é muito criticada por "romancear" demais o funcionário; tem como ponto de partida a Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. A abordagem Neoclássica tenta achar um meio termo entre a abordagem Clássica e a abordagem Humanística.

Cara, isso é apenas um resumo do resumo resumido sobre essas três abordagens. Para saber mais, pesquise no livro Teoria Geral da Administração, do Id Alberto Chiavenato.

3 3 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Nas situações de comunicação, alguns elementos são sempre identificados. Isto é, sem eles, pode-se dizer que não há comunicação. É o que diz a teoria da comunicação.

Os elementos da comunicação são:

• Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.

• Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.

• Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.

• Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.

• Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.

• Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »