TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases E Ciclo De Um Produto E Os 4 P's

Artigos Científicos: Fases E Ciclo De Um Produto E Os 4 P's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O estudo do ciclo de vida de um produto indica o desempenho de vendas de um produto ou serviço com o passar do tempo. Teoricamente não se incluem neste estudo modelos ou variações de produtos, mas sim, segmentos. Assim, não se analisam o desempenho do Fusca, de determinado modelo de televisão ou de computador, mas sim, o desempenho dos automóveis, dos televisores e dos computadores.

Muitas empresas, no entanto, tem utilizado esta análise para análises de modelos de produtos individuais de forma que o estudo mostrasse o momento de campanhas de revitalização ou o momento de lançamentos de substitutos.

Quando compramos um produto ou mesmo quando nos deparamos com qualquer produto pronto para o consumo, pouquíssimos somos os que se preocupam em saber a origem daquele produto e muito menos a destinação final que daremos a ele.

O ciclo de vida dos produtos vem sendo estudado em ampla gama de contextos organizacionais, influenciando, assim, as relações comerciais entre países exportadores e importadores, tendo como preocupações - de caráter ambiental - aspectos que vão desde o processo produtivo e seus produtos, até o uso e seu posterior descarte.

2 DESENVOLVIMENTO

Fases de um Produto.

No modelo clássico, se consideram 4 fases na vida de um produto: A Introdução do produto no mercado, O Crescimento desse mercado, a Maturidade e o Declínio.

Introdução: É a fase em que se lança um produto no mercado;

Crescimento: quando o mercado começa a conhecer o produto e a consumi-lo;

Maturidade: quando o produto já é de conhecimento amplo do mercado;

Saturação: quando o mercado já não consome o produto como anteriormente;

Declínio: quando o produto não desperta mais o interesse do mercado e as vendas caem.

Cada uma das fases apresenta características únicas. As principais, já esperadas pelo mercado são:

Introdução: Custos altos de manutenção do produto; O fabricante não tem concorrência; Os consumidores não conhecem o produto; As vendas são ínfimas; A demanda deve ser criada; Não há grande geração de receita; Há a necessidade de divulgar o produto.

Crescimento: As vendas começam a crescer; O Mercado passa a conhecer o produto; Concorrentes passam a lançar seus modelos; Os preços começam a cair; A rentabilidade começa a aumentar; A economia de escala faz os custos caírem.

Maturidade: Lucros passam a diminuir; Preços tendem a cair; Volumes de vendas alcançam seus limites e estabilizam; Número de concorrentes aumenta; Custo caem ainda mais.

Declínio: Volumes caem drasticamente; Preços se reduzem visando manter os volumes; Custos aumentam; Lucro diminui sensivelmente e número de concorrentes caem.

Os 4P’s no ciclo de vida dos produtos

Os 4 P do marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado de um produto estão ligados diretamente a área de marketing, o preço, praça, produto e promoção, tendo este uma porcentagem proporcional de atenção.

Preço: É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. Preço é a quantidade de O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele, apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que inclui vários outros fatores para tomada de valor.

O único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.

Praça: Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuí¬do no mercado até os pontos de vendas.

A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantí¬ssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.

Produto: Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam utilizando-se da estratégia de marca.

As organizações utilizam-se do "P" produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados "carros-chefe", outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e os temporários ou sazonais.

Promoção: Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro pês, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com