TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Influenciam Na Velocidade De Uma Reação

Trabalho Universitário: Fatores Que Influenciam Na Velocidade De Uma Reação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 5

ANAXIMANDRO MEDEIROS XAVIER

ANNY KALINE MEDEIROS

LINDACI MEDEIROS DA SILVA

LUCIANA MARIA DE CASTRO

MARIA JULIENE DE MORAIS PAMPLONA

FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA

RELATÓRIO DESENVOLVIDO DURANTE A

DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL

COMO PARTE DA 8 º AVALIAÇÃO.

PROFESSORA: ANDARAIR GOMES DOS SANTOS

MOSSORÓ RN

JANEIRO DE 2015

OBJETIVO

A prática de número 8, teve como objetivo observar os fatores que determinam e influenciam a velocidade das reações químicas. São eles: temperatura, concentração, catalisadores e natureza dos reagentes.

INTRODUÇÃO

Algumas reações ocorrem mais rapidamente do que outras, sendo, portanto, lentas ou rápidas e sua velocidade pode ser medida pela formação de produtos ou consumo de reagentes por unidade de tempo. Uma reação química se estabelece quando certas substâncias modificam o seu estado inicial.

Muitos fatores influem na velocidade de uma determinada reação, dentre eles: a temperatura dos reagentes, a concentração, a presença de catalisadores e a extensão da superfície de contato entre os reagentes.

-Temperatura: A velocidade das reações químicas aumenta rapidamente com a elevação da temperatura. Com o aumento da temperatura aumenta-se a energia cinética e, consequentemente, o número de colisões entre as partículas. Exemplo: se cozinharmos um alimento em panela de pressão ele cozinhará bem mais rápido, devido à elevação de temperatura em relação às panelas comuns.

-Concentração: A velocidade de uma reação, geralmente, depende da concentração dos reagentes, pois quanto maior a quantidade de soluto por volume da solução, maior o numero de colisões entre as partículas. Exemplo: uma amostra de palha de aço reage mais rápida com ácido clorídrico concentrado do que com ácido clorídrico diluído.

-Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, sem ser consumida. Depois que acessa a reação, ela pode ser recuperada da mistura reacional quimicamente inalterada. Sua presença é indicada escrevendo-se seu nome ou formula sobre a seta. Exemplo: alguns produtos de limpeza contêm enzimas para facilitar na remoção de sujeiras. Essas enzimas facilitam a quebra das moléculas de substâncias responsáveis pelas manchas nos tecidos.

-Superfície de contato: Quanto menor forem as dimensões das partículas dos materiais reagentes, maior será a área superficial total exposta, o que permite um melhor contato, resultados em reações mais rápidas. Exemplo: os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem mais rápido em água do que em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água.

Conhecer os fatores que influenciam em uma reação é importante para que possam se controlados. Como exemplo do nosso dia-a-dia é a forma como os alimentos são conservados, pois sua deterioração ocorre através de reações químicas. Podemos ainda citar a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.

METODOLOGIA

Materiais e reagentes

Material – Quantidade Reagentes

Becker de 250 mL - 01 Solução de ácido oxálico (H 2C2O4 , 2H2O) 0,25M

Becker de 80 mL – 02 Solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 3,0M

Erlenmeyer de 50 mL – 04 Solução de permanganato de potássio (KMnO4) 0,01 M

Pipeta conta gotas (01) Solução de sulfato de manganês (MnSO4) 1,0M

Pipeta de 5 mL – 02 Sal grosso e sal refinado

Pisseta – 01

Suporte universal – 02

Almofariz – 01

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1) Prepare quatro erlenmeyers e rotule-os em A, B, C,e D.

1.a) No erlenmeyer A, pipete 5ml de solução de ácido oxálico e 1ml de solução de ácido sulfúrico . Prepare um relógio para marcar o tempo (deve marcar segundo). Acrescente á mistura do erlenmeyer, 4ml de solução de permanganato de potássio. Acione o cronômetro ao acrescentar a solução de permanganato de potássio. Anote o tempo que a solução leva para descolorir totalmente.

1.b) Coloque no erlenmeyer B, 5ml de solução de acido oxálico e 1ml de solução de ácido sulfúrico. Acrescente 10ml de água destilada e adicione a mistura resultante, 4ml de solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com