TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Acadêmico De Sociologia- Max Weber

Casos: Fichamento Acadêmico De Sociologia- Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  4.217 Visualizações

Página 1 de 6

Texto Base- Sociologia Alemã: Contribuições de Max Weber

Alunos: Cintya Alessandra, Tatiana, Jailson Siqueira, Emanuelinne, Telma Melo, Julienne Katienne, Francipaula.

Curso: Pedagogia- 1° Período- MA

Professora: Michela Caroline Macedo

Disciplina: Fundamentos Sócios- Antropológicos e Educação

Ficha Bibliográfica

Sociologia, Introdução à Ciência da Sociedade.

Autora: Cristina Costa

Edição: 3ª edição, revista e ampliada.

Editora: Moderna, São Paulo.

Ano: 2005

Páginas: 94 a 103.

O seguinte fichamento aborda o objeto de estudo sociológico de Maximilian Weber, considerando as questões políticas, econômicas e religiosas da época em que o mesmo estava inserido. Uma vez que o pensamento burguês pela Alemanha iniciou- se tardiamente, Weber foi considerado o grande sistematizador da sociologia alemã.

Introdução Citações

Aborda- se o contexto político, econômico e social vivenciado pela Alemanha no século XIX, os quais contribuíram para o pensamento sociológico Weberiano.

O pensamento social e urbano exerceu forte influência sob a França e a Inglaterra, tornando- as grandes potências emergentes nos séculos XVII e XVIII e sedes do pensamento burguês da Europa. O que facilitou a relação entre estes países em questões culturais, forçando seus pensadores a chegar à compreensão da diversidade social, a expansão marítima e comercial responsável pelas importações e exportações, propiciou a troca entre diferentes crenças e costumes.

A Alemanha teve uma realidade diferenciada, pois o pensamento burguês organizou- se tardiamente e quando o fizera, já no século XIX, exerceu influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências, como a história e a antropologia, Que foram relevantes para o pensamento Weberiano.

Há, portanto, uma preocupação com o estudo da diferença na formação política e do desenvolvimento econômico na Alemanha, devido à herança puritana com apego a interpretação das escrituras e livros

Sagrados. Apesar de haverem grandes pensadores sociais, Weber foi o mais relevante uma vez que foi considerando o sistematizador da sociologia alemã.

A Sociedade Sob uma Perspectiva Histórica Citações

Discorre a diferença entre o Positivismo e o Historicismo. O positivismo, ideologia criada por Conte, foi posteriormente seguida por Durkheim, o positivismo entende a história como um processo universal, de acordo com o Conte, o positivismo, a sociedade tende a evoluir e tudo se direciona ao estado positivo e isto independe do ser humano, e defendem que a história particular de cada sociedade desaparece, os indivíduos são absorvidos pelas forças sociais e impositivas.

O historicismo defende que pesquisas históricas são essências para a compreensão das sociedades, para Weber a história é a ciência que explica a integração; Ela organiza a memória, o nacionalismo, as pesquisas fundamentadas em fontes documentais e o esforço de interpreta-las que permite a compreensão das diferenças sociais, dessa forma, a história é um grande instrumento para a sociologia e demais ciências sociais. O historicismo respeita os aspectos particulares e específicos da formação histórico- social de cada sociedade.

A Ação Social Citações

Aborda- se o objeto de estudo de Max Weber, visa mostrar o significado da ação social e suas tipologias. Weber estudou os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social, essa foi uma tarefa primordial, a sociedade encontra- se em movimento, esta ação cria a diferença social, e a partir da história e do estudo da ação social é possível identificar os questionamentos e sentidos desta movimentação social. A ação social é a conduta dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento tendo em vista a ação passada, presente ou futura de outros.

Que por sua vez podem ser individualizados e conhecidos, ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados completamente desconhecidos. Para Weber a ação social é uma conduta humana dotada de sentido, justificativa e elaborada subjetivamente, a ação possui característica própria, “nem toda espécie de contato entre os homens é de caráter social”. (Weber) Somente será de caráter social a ação com sentido próprio a qual é dirigira para a ação de outros. A partir desses pressupostos, Weber constitui quatro tipologias da ação social que iram. Auxiliar na compreensão dessas práticas coletivas.

 Ação racional com relação a um objetivo;

 Ação racional com relação a um valor;

 Ação emocional ou afetiva;

 Ação tradicional.

A Tarefa do Cientista Citações

Discorre a concepção de Weber acerca da intervenção do sociólogo na sociedade. Weber analisa as ações sociais sempre colocando em suas conclusões um pouco de sua formação. Portanto, esta nunca estará totalmente neutra, levando assim algo de si.

O que Weber propõe é o máximo de objetividade ao analisar as ações sociais, para que as suas causas sejam encontradas.

Para Weber as ações sociais tem origem nos indivíduos. Precisando-se ter empatia para se conseguir uma análise produtiva dos diversos ângulos dos atos dos indivíduos.

O Tipo Ideal Citações

Salientar um instrumento de análise científica usado por Weber. O tipo ideal é um instrumento de análise científica, numa construção de pensamentos que permite conceituar fenômenos e formações sociais e identificar na realidade observadora suas manifestações.

O tipo ideal, não alude de forma alguma às espécies sociais.

Weber buscou mostrar características em comum na sociedade, para ele, a ação é toda conduta humana.

Baseia-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com