TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Max Weber

Tese: Sociologia Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Resposta: Como diz na obra de Max Weber, a educação e constituída por um caráter institucional, racial e burocrático, pois sempre impede que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento, assim presos a uma espécie de treinamento. Desse modo, o professor parece desempenhar um papel de “treinador” e não de “vendedor de verduras”, como Weber mesmo denomina. Provavelmente essa e uma Educação dogmática pois compromete o desenvolvimento do processo de personalização do que aprende, tratando o aluno como um memorizador,um objeto.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

Resposta: Max Weber defendia que o objetivo principal da educação seria trabalhar com uma educação carismática, onde o professor e orientador e não detentor do conhecimento. Para Alonso Bezerra de Carvalho o objetivo principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão. O professor ao apresentar o conteúdo, não deve expor sua opinião, porém, se o fizer, deverá ter a honestidade de dizer o que esta fazendo, ele deve se comportar de uma maneira que seus alunos construam seus próprios conhecimentos sem interferência e reflitam, adotando uma opinião condizente com a sua compreensão, ou seja, manter uma posição “neutra”, e esperar que o aluno tire suas dúvidas.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Resposta: Eles comprometeram no meu desenvolvimento de expressão e

interpretação na escrita, pois hoje tenho muita dificuldade de interpretação quando tenho que fazer uma leitura. Os professores detinham os saberes dos alunos na sala de aula, quando alguém ousava dar uma opinião eles os desmotivavam, não tínhamos direito de optar em fazer uma atividade diferente enfim ter liberdade de expressão.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

Os professores poderiam ter deixado os alunos se expressarem de maneiras e formar diferentes, como: se o professor apresenta um vídeo aos alunos, em vez dele formular perguntas a respeito do filme para que tenha respostas exatas, poderia deixar cada aluno dar um final diferente a história, fazendo assim com que eles mostrem suas caras e suas próprias opiniões, com isso vão adquirindo seus próprios conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com