TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro "O Que é Serviço Social" Da Autora "Ana Maria Ramos Estevão".

Artigo: Fichamento Do Livro "O Que é Serviço Social" Da Autora "Ana Maria Ramos Estevão".. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  2.153 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É SERVIÇO SOCIAL.

"Trabalhamos, pois, na distribuição dos direitos de cidadania,

como facilitadores do exercício desses direitos que o Estado

faz questão de complicar e de mostrar como favores."

(Ana Maria Ramos Estevão - O que é Serviço Social)

Utilizei este paragrafo como epígrafe, pois considerei o mesmo como sendo o texto aureo do livro estudado, a expressão exata do Serviço Social, à que melhor define o trabalho do Assistente social. Profissão à qual futuramente iremos desempenhar na sociedade.

Como o livro demonstra, o Serviço social surgiu juntamente com o Sistema politico-Economico chamado Capitalismo, sistema esse que está vigente na maior parte dos países da Terra, e que fez aumentar a desigualdade e acentuou ainda mais a Questão Social em quase todas as suas expressões. Como na humanidade sempre existe pessoas boas, bem intencionadas, ao longo dos séculos sempre houve mulheres piedosas, religiosas, que se preocupavam em prestar algum socorro aos pobres, e esse foi o embrião dessa profissão que passou por varias fases de maturação até chegar a ser oque conhecemos hoje. E agora faço uma reflexão: até os dias atuais, essa profissão é essencialmente feminina, não que não haja homens no desempenho dela, pois há sim, mas são poucos. Isso me preocupa pois demonstra que nós homens, das duas uma, ou temos pouca sensibilidade pela questão social, ou ainda não consseguimos vislumbrar o serviço social como uma ferramenta para trabalha-la e modifica-la. Desejo ardentemente que seja a segunda opção a explicação correta. Pois se assim for será apenas uma questão de tempo para que esse quadro venha a mudar de cena.

Pois bem, como ficou entendido o assistente social trabalha orientando e "advogando", creio que podemos assim dizer, a garantia de direitos para os trabalhadores, bem como para os menos favorecidos: Pobres, Deficientes físicos e mentais, moradores de rua e todos os demais que necessitam de garantia e orientação quanto à seus direitos de cidadãos. Estes denominados atualmente como "Usuarios." Esse é o objetivo primordial do trabalho, mas como os usuarios são sempre extremamente carentes de recursos, a ajuda material às pessoas continua, como no início, acompanhando e fazendo parte do trabalho do assistente social. Mas como disse Mary Richmond "dar ajuda material às pessoas pobres não é Serviço Social, é apenas um osso do ofício, mas não o próprio ofício."

Acredito então que podemos concluir afirmando que o serviço social é o mediador entre os direitos do cidadão e os deveres do Estado. O responsavel por fazer tornar-se conhecidos esses direitos e de lutar pelo cumprimento desses deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com