TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofiaa

Monografias: Filosofiaa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1:

Lendo as explicações sobre Moral e Direito, percebe-se que são fenômenos distintos que coexistem na mesma sociedade e que se influenciam reciprocamente. Em sua análise, as manifestações populares, em geral, podem alterar o Direito? Lembre-se de explicitar qual a definição de Moral e de Direito que está utilizando. Use como base as explicações do material didático. (Pacheco, Leandro Kingeski. O que é Filosofia do Direito? In: Filosofia do Direito: livro didático – 1. ed. rev. – Palhoça: UnisulVirtual, 2011.) (máximo de 15 linhas – até 2,5 pontos)

Questão 2:

É possível perceber um problema filosófico, mais precisamente no que diz respeito à relação entre legalidade e legitimidade, nas ações da polícia e do sistema de justiça frente às manifestações populares noticiadas acima? Lembre-se de utilizar as definições e reflexões da Unidade 1 do material didático dessa Unidade de Aprendizagem. (Pacheco, Leandro Kingeski. O que é Filosofia do Direito? In: Filosofia do Direito: livro didático – 1. ed. rev. – Palhoça: UnisulVirtual, 2011.) (máximo de 15 linhas – até 2,5 pontos)

Questão 3:

Qual a relação que você pode fazer entre as manifestações populares no Brasil – 2013 e 2014 -, a ação do Estado por intermédio da Polícia, e a frase hobbesiana “O homem é o lobo do homem”. Lembre-se de explicar, com suas palavras, o sentido dessa frase de Thomas Hobbes. (máximo dez linhas – até 2,5 pontos)

Questão 4:

Releia com atenção as explicações sobre “A Justiça como Equidade”, de John Rawls (Pacheco, Leandro Kingeski. Conhecendo alguns clássicos da Filosofia do Direito. In: Filosofia do Direito: livro didático – 1. ed. rev. – Palhoça: UnisulVirtual, 2011, páginas 80 e seguintes) e responda: se você fosse se posicionar como um observador externo às manifestações de 2013 e 2014 no Brasil, fazendo uso dos raciocínios de Rawls sobre liberdade e igualdade, a polícia e o Judiciário seriam os atores estatais, por excelência, a atuar nos conflitos envolvidos? Em caso negativo, haveria outras formas de intervenção estatal? Justifique sua resposta com base no texto indicado. (máximo de 15 linhas – até 2.5 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com