TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças

Tese: Finanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

“A relação entre risco e retorno é tal que nenhum investimento será feito a menos que a taxa de retorno esperado seja suficientemente alta para compensar o investidor pelo risco percebido do investimento” (BRIGHAM; HOUSTON, 1999, p. 158).

Optar pela decisão em investir no mercado de ações não é tarefa fácil, exige atenção e muitas análises. Maximizar o preço de uma ação requer a avaliação de duas determinantes indispensáveis: o risco e o retorno.

______________________________

1 Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia-UNIVEN, Especializando em Administração pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia-UNIVEN, Especializando em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia-UNIVEN, Gerente Administrativa das Empresas Photocolor.

Quando a opção é investir, cria-se a expectativa de que aquela empresa, fornecedora das ações negociadas cresça e amplie seus lucros. Ingressar neste mercado exige paciência e tolerância às oscilações existentes Logo, cabe ao investidor estabelecer qual o nível de risco está disposto a correr, em função da lucratividade que pretende obter.

Comprar ações é tornar-se um coproprietário de uma determinada Sociedade Anônima e participar ativamente dos seus resultados, quem opta por este tipo de aquisição espera aumentar ganhos ao longo do tempo, obtendo retornos maiores que uma renda fixa pode oferecer. Com esta expectativa, pretende-se neste estudo o seguinte questionamento: Qual a relação existente entre risco e retorno quando o assunto envolve o investimento em ações?

E com o intuito de responder a este questionamento criou-se um objetivo geral, cujo propósito é mostrar aos leitores a relação existente entre estas duas variáveis, risco e retorno, podendo tanto auxiliar na decisão de investir no mercado de ações, quanto disponibilizar o conhecimento na tentativa de diminuir os riscos encontrados.

Logo se supõe que a solução para o problema acima exposto é que o claro entendimento sobre a relação existente entre risco e retorno, possibilita uma compreensão do mercado de ações, permitindo aos futuros investidores decisões corretas na hora de optar por um investimento.

O estudo em questão é tratado como uma pesquisa exploratória, visto que esta “têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que esta pesquisa tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições” (GIL, 2002, p. 41), e como descritiva por ter “como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis” (GIL, 2002, p. 42).

Conclui-se que foi exploratória no momento em que obteve informações sobre os diversos temas diretamente associados ao mercado de ações, atrelados ao risco e ao retorno que possuem, e descritiva quando descreveu as características de cada assunto exposto.

O artigo foi desenvolvido através da técnica de pesquisa bibliográfica que possibilitou todo o referencial teórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com