TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariasi

Casos: Finanças Empresariasi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

As mudanças percebidas pelas organizações acontecem cada vez mais rapidamente e a globalização as obriga a competir em um mercado cada vez mais global. Isso leva as empresas a repensarem seus processos e controles de recursos, a fim de garantir sua sobrevivência.

A empresa vista como um sistema aberto possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se interrelacionam buscando atingir a eficácia.

Entendemos como modelo de gestão os princípios de administração que influenciarão o processo decisório, a estrutura organizacional e o sistema de informações.

Tendo sido definido os princípios, a empresa passará a delinear sua estrutura organizacional coerentemente com seu processo de decisão.

Seja quem for o responsável pela função propriamente dita, os objetivos serão sempre os mesmos, o de fazer a melhor escolha quanto a aplicação dos recursos financeiros. Seja na hora investir, seja na hora de buscar recursos financeiros ou na hora de analisar e projetar o capital existente, o que o agente financeiro mais deseja é a lucratividade e rentabilidade dos seus projetos.

Neste trabalho num primeiro momento apresentaremos a planilha do fluxo de caixa da Indústria Meta Soluções em Móveis Planejados, utilizando os dados empresarias da mesma visando favorecer sua gestão financeira, conscientizando a importância e função do fluxo de Caixa para os gestores diante dos desafios do novo mercado.

Em segundo momento, sob a perspectiva em que a empresa estudada necessita de informações financeiras e orçamentárias será desenvolvida uma breve consultoria empresarial, ressaltando e detalhando a partir do relatório as informações solicitadas pela empresa em questão. E finalizando relataremos de maneira sucinta quais são os controles financeiros mais comuns utilizados pelos empresários em nossa região.

Assim sendo, utilizar todas as ferramentas, conhecer o campo das finanças com os seus princípios econômicos dentro da administração financeira da empresa fará o diferencial.

Podemos afirmar que seu papel e seu objetivo é melhorar os resultados obtidos e aumentar o valor do patrimônio gerando lucro líquido para a empresa.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 RELATÓRIO DA CONSULTORIA

Dentro do universo empresarial, é possível observar o quanto o conhecimento amplo das variáveis ligadas a um recurso importante para uma empresa pode ser o diferencial para o seu sucesso. Assim sendo, serão prestados esclarecimentos sobre algumas variáveis que são essenciais na finança empresarial.

A primeira variável enfatizada é o fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. De acordo com Zdanowicz (1998, p.40) “denomina-se fluxo de caixa de uma empresa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período determinado”.

O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É através deste "mapa" que os valores de entrada e saída ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais. Normalmente, os fluxos de caixas são projetados para períodos maiores: mensal, trimestral, semestral ou anual; já as atividades cujas vendas sofrem muitas oscilações, é mais aconselhável projetar para períodos mais curtos: diário, semanal, quinzenal ou anual. A elaboração do fluxo de caixa requer informações de diversos setores da empresa: das vendas fornece as projeções das vendas e os prazos de recebimento; do setor de Produção o orçamento de compras e seu respectivo prazo de pagamento; do setor de Marketing a quantidade de recursos necessários para viabilizar a política de divulgação dos produtos da empresa; da área de cobrança o valor de estimativas do valor a ser recebido de clientes, e ainda, deverá ser elaborado o orçamento das entradas e a saídas de caixa das demais atividades da empresa, que fornece informações que, direta ou indiretamente, contribuem para o fluxo de caixa da empresa. Mas para que o fluxo de caixa seja efetivamente um instrumento útil para tomada de decisões, a sua elaboração deve-se basear em estimativas realistas de todas as contas, considerando a sazonalidade e, ainda, detalhar as datas de entradas e saídas de caixa.

Dessa forma, o fluxo de caixa serve para que o administrador possa ter condições de prever déficit ou superávit no decorrer dos meses em sua empresa. Fazendo planejamento do que irá entrar na empresa ou sair, o administrador poderá conversar com seus fornecedores no caso de déficit, pedindo prazos maiores para pagamento das dívidas e no caso de superávit o administrador poderá fazer aplicações, entre outras opções.

É importante para a empresa compreender que além da administração do fluxo de caixa, também existe o custo de oportunidade, o qual pode ser entendido como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção. Pode se dizer que se existe um recurso R, e duas opções A e B, o custo de oportunidade de usar o R para A é B, e o de usar o R para B é A.

O custo de oportunidade esta sempre presente nas transações, pois fazemos escolhas a todo o momento, nos negócios acontece praticamente em todas as transações comerciais. Por exemplo, se você possui um carrinho de pipoca e precisa escolher o melhor ponto para trabalhar entre duas opções: 1- Você pode ir ao ponto A, onde existe maior movimento, porém gastará duas horas para chegar lá. Ou, 2 – Você pode ir ao seu ponto tradicional, com menor movimento, mas com uma distância bem menor. Dentre estas 2 opções, qual será a mais proveitosa? Onde o custo de oportunidade seria mais viável?

Nos negócios é importante utilizar o custo de oportunidade na construção do planejamento de custos da empresa. Apesar do contraste com a contabilidade de custos clássica, que não considera as oportunidades perdidas pela empresa, é essencial para o empresário averiguar qual a melhor alternativa de produção e venda de seus produtos, uma vez que estes recursos são escassos.

Outra importante ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com