TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Internacionais

Artigo: Finanças Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  6.466 Palavras (26 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 26

Trabalho de Finanças Internacionais

1) Quais os quatro tipos de política econômica do governo e seus objetivos?

R:

Os quatro tipos de politica econômica são: a Politica Fiscal, a Política Monetária, a Política Cambial e a Política de Rendas.

A Política Fiscal, principal instrumento de política econômica do setor público visa atingir a atividade econômica e assim alcançar dois objetivos interrelacionados: estimular o crescimento econômico e combater, se for o caso, a elevada taxa de desemprego.

A Política Monetária, cujo objetivo é controlar a oferta de moeda na economia para determinar a taxa de juros de referência no mercado.

A Política Cambial tem por objetivo equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais, equalizando o poder de compra do país em relação aos outros países com os quais mantenha relações de troca.

A Política de Rendas tem por objetivo de equilibrar a economia através de medidas que afetam diretamente os fluxos de renda e remuneração dos fatores diretos de produção e serviçosdo sistema econômico, tais como salários, lucros, dividendos, depreciação, preços dos produtos intermediários e finais.

2) Explique como funcionam os quatros instrumentos de política monetária (depósito compulsório, operação de redesconto etc.) que dispõe o governo.

R: Operações de Mercado Aberto (Open Market) – São caracterizadas pela compra e venda de títulos públicos do BACEN no mercado. Esses títulos podem ser de emissão própria ou em geral do Tesouro. Seu impacto sobre a liquidez na economia pode ser resumido em dois exemplos:

1- O BACEN compra títulos públicos no mercado, fazendo o pagamento em Reais. Nesse caso, a oferta de moeda aumenta, pois o BACEN está retirando um ativo (título) que não é meio de pagamento e fornecendo ao mercado um ativo líquido (moeda), no caso do Real. Tem como objetivo aumentar a oferta de moeda e consequentemente diminuir a taxa de juros.

2- O BACEN vende títulos públicos ao mercado, recebendo o pagamento em reais. Ele está ofertando um ativo menos líquido (títulos) e retirando do mercado (economia) um ativo mais líquido (moeda). Tem como finalidade diminuir a oferta de moeda e consequentemente aumentar a taxa de juros e com isso controlar o nível de preços.

Depósito Compulsório – É o instrumento de política monetária que atua sobre o multiplicador da base monetária, afetando a disponibilidade do estoque de moeda e ampliando ou restringindo a capacidade de expansão do crédito do sistema bancário. São depósitos sob a forma de reservas bancárias que cada banco comercial é obrigado legalmente a manter junto ao Banco Central.

É calculado como um percentual sobre os depósitos à vista nos bancos comerciais. Para diminuir a liquidez do sistema financeiro, o Banco Central eleva a taxa de compulsório. Com menos empréstimos e, consequentemente, maior taxa de juros, o crescimento da economia como um todo é afetado.

Redesconto Bancário – É o empréstimo que os bancos comerciais recebem do BACEN para cobrir eventuais problemas de liquidez. O BACEN socorre instituições financeiras com problemas de liquidez. A taxa cobrada sobre esses empréstimos é chamada de taxa de redesconto. Um aumento da taxa de redesconto indica que os bancos sofrerão maiores custos, caso tenham problema de liquidez.

Controle e Seleção de Crédito - Refere-se ao controle direto sobre o crédito. Pode estar relacionado ao volume de crédito, ao prazo e destinação do crédito. Este instrumento pode gerar distorções no livre funcionamento do mercado de crédito, e até desestimular a atividade de intermediação financeira.

3) Utilize políticas monetária e fiscal compatíveis de tal forma que:

a) Ocorra uma diminuição do nível de renda, com manutenção da taxa de juros da economia.

Deveremos utilizar uma política fiscal contracionista para diminuir o nível de renda. Tendo em vista que essa política fiscal irá reduzir a taxa de juros deverá ser adotado uma política monetária contracionista (eleva os juros) para conseguir manter a taxa de juros da economia.

b) Ocorra uma queda da taxa de juros, com manutenção do nível de renda.

Deveremos utilizar política monetária expansiva para que ocorra a queda da taxa de juros. Tendo em vista que essa política monetária irá aumentar o nível de renda deverá ser adotada uma política fiscal contracionista (reduz a renda) para conseguir manter o nível de renda.

c) Ocorra um aumento do nível de renda, com manutenção da taxa de juros da economia.

Deveremos utilizar uma política fiscal expansionista para aumentar o nível de renda. Tendo em vista que essa política fiscal irá aumentar a taxa de juros deverá ser adotado uma política monetária expansionista (reduz os juros) para conseguir manter a taxa de juros da economia.

d) Ocorra um aumento da taxa de juros, com manutenção do nível de renda.

Aumento da carga tributária

Deveremos utilizar política monetária contracionista para que ocorra o aumento da taxa de juros. Tendo em vista que essa política monetária irá reduzir o nível de renda deverá ser adotada uma política fiscal expansionista (aumenta a renda) para conseguir manter o nível de renda.

4) Faça um resumo da evolução do sistema monetário internacional, a partir do ano de 1876 até os dias de hoje. Além disso, faça comentários sobre os regimes de moedas contemporâneas. (Tamanho aproximado de duas páginas).

Verifica-se ao longo do tempo que as moedas foram definidas em termos do ouro e ouros itens de valor.

Padrão-ouro (1876–1913)

O Sistema Padrão-ouro foi o Sistema monetário internacional instituído por volta do final do século XIX, no qual o valor das moedas nacionais eram determinadas por uma quantidade fixa em ouro, em termos internacionais. O ouro atuava como moeda de reserva das moedas correntes. O montante de moeda autorizada para o governo, dependia da quantidade de ouro existente no Banco Central de cada pais, os quais não podiam emitir a quantidade de moedas que quisessem, reforçando assim a confiança no papel-moeda.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com