TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica II

Trabalho Universitário: Fisica II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Determinar o calor específico da água (C) de acordo com a variação de temperatura e tempo.

INTRODUÇÃO

Quando o calor entra em um corpo, ele aquece, e quando sai do corpo ele esfria. Para medir este aquecimento e esfriamento criou-se um conceito adicional: temperatura. Para relacionar entre si o calor e temperatura, temos que lembrar que quanto maior a quantidade de calor, mais aquecemos o corpo, e , portanto, maior será a variação de temperatura.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Calor

Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo “mais quente” diminui, e a do corpo “mais frio” aumenta, ate o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo “mais quente” paro o corpo “mais frio”, transferência de energia é o que chamamos calor.

A unidade mais utilizada para o calor é caloria (cal),embora sua unidade no SI seja joule (J).

Calorimetria

É o ramo da física que estuda os fenômenos que acontecem durante a transferência da energia chamada “calor”.

Principio Fundamental da Calorimetria

Se vários corpos, no interior de um recipiente isolado termicamente, trocam calor, os de maior temperatura cedem calor aos de menor temperatura, ate que se estabeleça o equilíbrio térmico.

Foi analisada a seguinte equação teórica:

T(t) =T° + VI/mc t

Onde:

T(t)= Temperatura em função do tempo

T°= Temperatura inicial

M= Massa da água

V Tensão

R Resistencia

C= Calor específico

Calorímetro

O calorímetro é um equipamento que nos permite aprisionar o calor de um sistema para que possamos estudar suas trocas, ou seja, ele evita que parte do calor trocado em um processo se perca. É um recipiente de formato simples, construído para que não ocorra troca de calor entre o mesmo e o meio ambiente. Todos os calorímetros são constituídos basicamente de um recipiente de paredes finas que é envolvido por outro recipiente fechado de paredes mais grossas e isolantes. No caso da experiência realizada, utilizamos a caixa de isopor e o béquer.

Quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes entram em contato, formando um sistema isolado, tendem a atingir uma mesma temperatura, ocorrendo então uma troca de calor entre eles. Essa troca de calor, é dada pela seguinte equação:

∑Q1 + ∑Q2 = 0 ou ∑Q1 = ∑Q2

Onde:

Q1 quantidade de calor cedida

Q2 quantidade de calor recebida

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com