TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fma 80 Hrs

Monografias: Fma 80 Hrs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  3.528 Palavras (15 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 15

1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)

Os primeiros sinais de comunicação foi através de gestos, mantendo, porém, estreitas relações com a fala. A partir desse vínculo, estabelecem-se as condições de seu aprendizado: da significação à codificação (na escrita) e da decodificação à significação (na leitura, resultando nas formas gráficas e seu significado.

Antes de discutir o significado da leitura e da escrita e os processos de sua aquisição por parte da criança- a alfabetização do adulto constitui um caso particular – cabe perguntar como os homens chegaram à construção dos sistemas alfabéticos e quais foram as consequências de sua adoção no campo da cultura.

As primeiras formas de grafismo foram constituídas por uma série de traços, grafadas na pedra e no osso.

A evolução do grafismo, desde as formas mais primitivas até os sistemas alfabéticos, teria passado por três etapas: a primeira é a ideográfica, com sistemas de grafismo, simples e abstratos que acompanhavam os recitais orais. A segunda é pictográfica com figuras simbólicas, temáticas. A terceira é a do grafismo linear, cujas origens se situam na confluência das duas anteriores.

Portanto, o início da escrita surgiu da necessidade de registrar a contagem de objetos e seres vivos.

2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.

No século XIX a escrita era restrita aos calígrafos. Nesse mesmo século a escrita foi simplificada e preparada para receber mudanças. Nessa época começa o ensino manuscrito para as crianças e também o ensino da letra impressa.

Assim a criança lê o que escreve e escreve o que lê. Tal aperfeiçoamento visava a inclusão no novo modelo social e cultural.

O momento exigia cidadãos alfabetizados: A revolução industrial, o voto, o desenvolvimento urbano, etc. A nova ordem social é dotar o cidadão da leitura e da escrita. A educação passa a ser aspiração dos pais para ascensão social dos seus filhos. A alfabetização se torna o fundamento da escola básica.

A alfabetização faz a sociedade moderna superar a sociedade oral.

3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.

As duas propostas são Sintéticas e o Analítico.

O Analítico vai do todo para chegar as partes. O Método sintético propõe a partir dos elementos mais simples – letras e sílabas – chegarem ao mais complexo a palavras e orações.

O debate impõe como um processo de alfabetização, da própria língua. Para tanto, há de se assumir, como elemento norteador do processo, não a letra, a sílaba ou a palavra, mas o texto, oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.

Por outro, a apresentação do texto para outro lado, a apresentação do texto não deverá ser tomada como pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, ou de letras e fonemas, mas com contexto internacional, onde as palavras se revistem de sentido.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?

Os dois grandes equívocos é: o primeiro é identificar a leitura como a decifração de um texto; o segundo é identificar a escrita com a copia de um modelo externo.

Os dois equívocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma especifica de linguagem.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

A aquisição da escrita insere-se, portanto, na história da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel; da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar. Da mesma forma, qualquer desenho ou rabisco pode significar, na fantasia criadora da criança, qualquer coisa, sendo um meio de expressão comunicação com os outros, desde que estes captem e assumam essa fantasia. Na criança, a relação entre a atividade gráfica e a fala evolui no sentido progressivo. No começo, a criança desenha ou rabisca e depois diz o que fez anteriormente.

6. Como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.

Ler é interagir. Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo o ser humano. Compreender e valorizar as diferentes formas e gêneros de leitura e ampliar o universo cultural, desenvolvendo o gosto e prazer pela leitura. UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conceitue e diferencie métodos de processos de alfabetização. Exemplifique cada um.

O desenvolvimento dos métodos e processos de alfabetização é como: global, analítico, analítico sintético. Atualmente, o que se discute é o que é fundamental na alfabetização. A questão de método e processo que efetiva de fato a leitura e a escrita com compreensão.

Reconhecer os métodos e processos do ensino da leitura e escrita; refletir sobre os aspectos que compõem o processo da alfabetização – fala escrita e leitura, implicar em entender as metodologias de alfabetização e como elas evoluem para atender um novo tipo de pessoa letrada.

Sintético - Parte das unidades menores (letras e sílabas), para depois formar palavras e frases.

Analítico - Parte de uma visão global, para depois se deter nos detalhes (surgiu do pressuposto de que a percepção da criança é sincrética).

Global - Junção entre o sintético e o analítico.

2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com