TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore Região Sudeste

Seminário: Folclore Região Sudeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Seminário  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Folclore Região Sudeste

O folclore da região sudeste do Brasil, assim como sua parte econômica, é bastante rica. Apesar de conter vários mitos e lendas que são comuns em outras regiões brasileiras e até em outros países (como é o caso do lobisomem) a cultura popular também tem mitos regionais. Os costumes folclóricos da região incluem dança, seres misteriosos e festas marcantes. O maior exemplo de festa símbolo da região é o carnaval, que tem forte presença no Rio de Janeiro e em São Paulo, duas importantes cidades turísticas. Minas Gerais e Espírito Santo também são focos culturais, com danças e mitos característicos da região.

Um ponto a ser destacado é que há uma forte influência da cultura afro no folclore dessa região. Isso se deve ao fato de que, na época da escravidão, os centros comerciais e as grandes plantações das fazendas que os negros trabalhavam se situavam nesse local. Os seus costumes e ritos acabaram sendo incorporados pela cultura popular.

DANÇAS

folclore-sudesteComeçando pela dança, de uma forma geral, a dança da cana-verde, a quadrilha e o fandango são as praticadas em toda região. A quadrilha tem destaque por estar vinculada à festa nacional de São João. A origem da quadrilha é inglesa, no século XVIII. No Brasil, a dança é puxada por um animador e os casais vão agindo segundo as instruções dadas pelo animador. Uma curiosidade dessa dança é que, em alguns históricos, a quadrilha é uma dança em que pessoas tipicamente urbanas se vestem e agem de forma a ridicularizar pessoas residentes do campo.

Ainda há outras danças são típicas da região, com mais presença em alguns estados isoladamente. É o caso do batuque (SP, MG e ES), catira (SP e MG), caxambu (MG, RJ), ciranda (RJ), dança de São Gonçalo (MG, SP), dança do tamanduá (ES), fandango (SP), jongo (MG, SP) e Mineiro-pau (MG, RJ). Vale destacar também a grande quantidade de danças típicas do Espírito Santo que, entre muitas, estão: a dança alemã, bate flechas, dança açoriana, congo e a tradicional capoeira.

FESTAS

Muitas são as festas características da região sudeste. Dentre elas, o carnaval é a mais famosa. Assim como a quadrilha, ela é uma festa de caráter nacional. O sudeste, no entanto, tem grande tradição nessa festa, sendo que, nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo são destaques nacionais. Também em Minas Gerais e no Espírito Santo se fazem grandes carnavais, só que mais voltados para os de rua. Ele nasceu na Grécia, entre os anos 600 e 520 a.C. Mas tomou uma forma mais parecida com a que conhecemos em Roma. Apesar de muitas controvérsias que existem sobre a origem dessa festa, o que já se sabe é que o Brasil, hoje, é país com o carnaval mais famosos do mundo.

Ainda há outras festas que são tipicamente do sudeste brasileiro: as festas juninas (quando são dançadas a quadrilha, os rodeios, a folia de reis (festa realizada do 24 de dezembro até 6 de janeiro), a festa do divino Espírito Santo (em Diamantina-MG) e ainda outras festas que são mais regionais nos quatro estados.

RITOS

Os ritos da região sudeste são uma mistura de duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com