TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Regis Moraes

Dissertações: Resenha Regis Moraes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 4

No livro Sala de aula: que espaço é esse?Ressalta uma preocupação em determinar o que é uma sala de aula, não como sendo apenas um espaço físico em que alunos retêm informações de um professor, mas sim um lugar em que trocam informações, culturas, bagagens, experiências de vidas, tanto de alunos, quanto de professores, criando assim uma inter-relação com o objetivo de aprenderem um com o outro.

Um aprendizado rico não é unilateral, em que o professor fala e o aluno aceita, só concorda com o que lhe é transmitido, mas podemos ter a vantagem de uma riquíssima educação através da troca de informações, experiências, vivências, tornando assim uma aprendizagem aluno-professor e professor-aluno. Outra questão importante é o conhecimento do próprio ser humano, através da troca citada acima.

A sala de aula precisa ser um lugar não só de preparo para o sucesso em notas e na vida escolar, mas, principalmente, precisa ser um espaço para uma preparação mais humana para a vida fora dela.

O autor também dá destaca á algo muito comum e grave: o autoritarismo na sala de aula. Devemos ser atentos nesta questão, pois para muitos profissionais da educação, ser professor é estar em um nível superior ao dos alunos. Enfim, para ser professor é necessário estudo, dedicação, ser correto na questão de educador; mas deve-se ficar alerta em relação a esta atitude, pois podemos caminhar para o autoritarismo, levando à extermínio do que foi dito antes sobre a relação aluno-professor e professor-aluno e suas trocas enriquecedoras.

A arrogância é o pior instrumento que um educador pode usar no procedimento de educação, pois fecha caminhos e portas, impedindo-o de observar por outros ângulos. O educador arrogante apenas vê um caminho, restringindo seus alunos e a ele mesmo de terem uma educação mais humana e rica.

A autoridade é uma liderança e não chefia, ou seja, se o professor lidera com responsabilidade, disciplina e respeito seus alunos, o educador se tornará um professor de importância, caso contrário, apenas será um mero ditador, sem resultados.

O grande mistério de ser um bom educador impondo respeito e organização, sem autoritarismo, é o encontro do equilíbrio.

O professor deixa de correr certos riscos ao impor seu poder em uma sala de aula por causa de uma instituição, sendo que primeiramente, um profissional da educação deve ter a consciência de que o caso dele ter mais sabedoria não justifica agir como dono do saber, pois ao ensinar alguém, o professor também aprende.

Outra questão é em relação ao comportamento formal. Os obstáculos de acesso que se formam entre professor e aluno podem e devem ser quebrados com uma relação menos formal, desde que isto não comprometa a imposição do respeito, pois, seriedade e respeito podem perfeitamente interagirem-se em uma relação informal.

O bom profissional deve criar circunstâncias dinâmicas, como por exemplo, usar o lúdico para que os alunos possam aprender com mais facilidade os conteúdos, de forma a não se tornar cansativa uma aula. O segredo está em tornar prazeroso o aprendizado, pois a partir disto, o conhecimento alcançado deixa de ser uma obrigação, ficando claro que absorvemos muito mais informações quando gostamos de certo assunto. Uma determinada disciplina considerada difícil e não muito agradável, pode ser aprendida de forma fácil e prazerosa, dependendo da didática do professor, ou seja, o dinamismo do ensino.

A palavra sala de aula pode conter muitas definições, depende do ponto de vista. Por exemplo, o lar onde nascemos e somos educados, nossos professores, sociedade em que vivemos, pois na verdade sala de aula é o recinto onde se recebe uma lição, e em qualquer lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com