TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações)

Trabalho acadêmico: Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 8

Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

1 ( ) Depreende-se do texto que a universalização do acesso ao ensino fundamental, já praticamente conquistada pelo Brasil, não assegura, por si só, a permanência do aluno na escola nem garante o desempenho satisfatório em sua trajetória escolar.

2 ( ) Infere-se do texto que, com crescente intensidade, consolida-se, entre as camadas mais simples da população brasileira, a crença na educação como o meio lícito mais eficiente para se alcançar uma vida melhor, inclusive em termos materiais.

3 ( ) Para além das conhecidas assimetrias no campo econômico, o texto indica que também na área educacional reproduz-se o quadro de desigualdade que acompanha a experiência histórica brasileira, inclusive, em termos regionais.

4 ( ) Os dados citados no texto comprovam ser a gravidez precoce o fator determinante e essencial para que adolescentes brasileiras engrossem as fileiras da evasão escolar, sobretudo no ensino médio.

5 ( ) Os números apresentados no texto reiteram a visão consensual de que a necessidade de trabalhar, inclusive para auxiliar na manutenção da família, é a razão preponderante para que os adolescentes e jovens brasileiros não permaneçam na escola.

16 – (FCC-2011) Em 29/04/2011, o IBGE divulgou a sinopse com os primeiros resultados definitivos do Censo 2010. Sobre os resultados considere:

I. No conjunto da população brasileira predominam as mulheres.

II. Os grupos de pardos e pretos apresentaram diminuição absoluta.

III. Tem aumentado proporcionalmente o número de pessoas com mais de 60 anos.

IV. Aumentou a participação percentual das populações das regiões Norte e Centro-Oeste no conjunto da população brasileira.

V. Em relação ao Censo 2000, diminuiu o número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Está correto o que consta APENAS em

a) I, II e III. b) I, III e IV.

c) I, IV e V. d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

17 – (CEAG-SP) O censo de 2010 confirmou que, no Brasil, as atividades desenvolvidas pelo Terceiro Setor corresponde a aproximadamente 3% do PIB. Dentre as alternativas abaixo, identifique a que está correta.

a)Dadas as sucessivas crises econômicas, o Terceiro Setor corresponde atualmente à maior fonte de empregos no Brasil e no restante da América Latina, englobando comércio de produtos e produção direta.

b)O Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, político ou cultural das populações com as quais trabalham, e encontra-se em fase de expansão.

c) O Terceiro Setor é formado por entidades filantrópicas e projetos de responsabilidade social nas empresas. O Primeiro Setor compreende o Estado e o Segundo Setor, as organizações representantes da Sociedade Civil.

d) No Brasil, o Terceiro Setor agrega acima de 250 mil ONGs. Entre elas destacam-se empresas nacionais e internacionais de grande porte, cujos projetos de responsabilidade social correspondem a 1,0% do PIB.

e) Na Europa, o Terceiro Setor movimenta 6% do PIB. No Brasil, porém, este valor corresponde a apenas 3%. Tais dados demonstram um decréscimo do número de doadores e apontam uma tendência à retração do setor.

QUESTÃO 1

ERRADO

QUESTÃO 2

CERTO

QUESTÃO 3

LETRA “D”

QUESTÃO 4

LETRA “E”

QUESTÃO 5

LETRA “B”

QUESTÃO 6

LETRA “A”

QUESTÃO 7

LETRA “A”

QUESTÃO 8

E; E; E; C; E

QUESTÃO 9

LETRA “E”

QUESTÃO 10

E; C; C; E; C; C; E

QUESTÃO 11

C; E; C; E; C

QUESTÃO 12

LETRA “A”

QUESTÃO 13

E; C; E; E

QUESTÃO 14

C; C; E; C; E; C

QUESTÃO 15

E; C; E; C; E

1 Comentário

Arquivado em Uncategorized

OUTUBRO 3, 2012 · 4:55 PM

BRASIL: UM PAÍS TIPICAMENTE URBANO – Prof. Ariosto Martins

<http://geomapas.net.br/images/didaticos/mapa-brasil-urbano-a.jpg>

O Brasil passa por um processo de grande importância a partir da década de 1960, a urbanização. Os casamentos tardios, o planejamento, os altos custos na criação dos filhos, a maior informação e acesso a métodos contraceptivos e a crescente participação da mulher no mercado de trabalho, impactam os índices de crescimento populacional, diminuindo as taxas de fecundidade. As grandes cidades brasileiras passaram por processos de crescimento desordenado com ocupação de áreas desprezadas pelo capital imobiliário em locais de risco de deslizamentos ou inundações. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com