TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonoaudiologia

Resenha: Fonoaudiologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

O Fonoaudiólogo é capacitado para orientar na amamentação, auxiliando no posicionamento do bebê e na pega adequada do seio materno.

O aleitamento materno prepara os órgãos fonoarticulatórios do bebê para a linguagem. Então, quando ele está sugando, está exercitando a bochecha, o lábio e a língua

Aleitamento materno é saúde: Proporcion a prevenção de doenças e possibilitando um crescimento físico e mental adequados. Para as mães têm benefícios, como a regressão mais rápida do útero, diminuição do risco da mãe sofrer hemorragia e anemia pós-parto e a prevenção de câncer de ovário, útero e mamas.

A intervenção fonoaudiológica dentro das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, vem ganhando seu espaço e atualmente é considerada indispensável nas equipes interdisciplinares.

A primeira avaliação é realizada com o bebê ainda dentro da incubadora, são avaliadas a presença dos reflexos orais, força e ritmo da sucção, coordenação entre sucção- respiração e deglutição, condições do neonato em realizar a função de alimentação e qual meio será utilizado para tal, ou seja, se haverá estimulação oral pré e/ou peri gavagem ou se existe possibilidade de alimentação direta na mãe, enfatizando o estímulo ao aleitamento materno e complementação alimentar via oral com uso de copo.

Durante a intervenção são realizadas massagens extra-orais e estímulos intra-orais, estes tem como objetivo coordenar as funções do neonato, para que o mesmo consiga realizar alimentação segura e obter alta hospitalar com autonomia alimentar. Desde o início da internação na UTI neonatal, a conduta mais freqüente é o uso de sonda para o momento de alimentação até que o bebê tenha condições de iniciar a fonoterapia. Alguns critérios são seguidos para que a intervenção não prejudique a evolução clínica do bebê dentro da unidade e é indispensável que o fonoaudiólogo mantenha uma um bom relacionamento com a equipe interdisciplinar, tornando assim a atuação harmônica e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com