TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas do escritório

Tese: Formas do escritório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Conceito:

É uma forma de divisão da estrutura organizacional, que tem como objetivo agrupar atividades que possuem uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiên-cia, o controle e a descentralizar a autoridade e a responsabilidade.

Para a Contabilidade de Custos, Departamentalização é o critério mais eficaz para uma racional distribuição dos custos indiretos. Com isso cada departamento pode ser dividido em mais de um centro de custo.

Formas De Departamentalização:

1. Função: agrupa funções comuns a atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional.

Vantagens: mantém o poder e o prestigio das funções principais, cria eficiência através dos princípios da especialização, centraliza a pericia da organização, permi-te maior rigor no controle das funções pela alta administração, segurança na execu-ção e tarefas e relacionamento de colegas, e é aconselhada para empresas que possuem poucas linhas de produtos.

Desvantagens: a responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula, cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita, o treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado, a coordenação entre as funções se torna com-plexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude, e muita especia-lização do trabalho.

2. Produto ou Serviço: está de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa.

Vantagens: a responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula, cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita, o treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado, a coordenação entre as funções se torna com-plexa e mais difícil quanto a organização em tamanho e amplitude, e muita especia-lização do trabalho.

Desvantagens: exige mais pessoa e recursos de material, podendo resultar em du-plicação desnecessária de recursos e equipamentos, pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos, pode gerar uma situação em que os gerentes de produtos se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.

3. Território: é o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde es-tão localizadas as operações. Suas vantagens e desvantagens são seme-lhantes as da departamentalização por produto. Tal grupamento permite a di-visão focalizar as necessidades de sua área, mas exige coordenação e con-trole da administração de cada região.

4. Cliente: focaliza um determinado uso do produto ou serviço. É usada princi-palmente no grupamento de atividades de vendas ou serviços.

Vantagens: adaptabilidade a uma determinada clientela, obter as vantagens eco-nômicas de determinadas regiões, possibilidades de uma ação mais imediata em determinada região, maior facilidade de conhecer os fatores e problemas locais por ocasião da decisão.

Desvantagens: dificuldade de coordenação, subutilização de recursos e concorrência entre os gerentes para concessões especiais em benefício de seus próprios clientes, duplicação de instalações e de pessoal se não houver um planejamento efetivo.

5. Processo: as atividades se centralizam nos processos de produção ou equi-pamentos, onde também é mais encontrada.

Vantagens: maior especialização de recursos alocados, possibilidade de comunica-ção mais rápida de informações técnicas.

Desvantagens: possibilidade de perda da visão global do andamento do processo, flexibilidade restrita para ajustes no processo.

6. Projeto: as pessoas recebem atribuições temporárias, pois o projeto possui validade e após o seu término as pessoas são designadas a fazerem outras tarefas.

7. Matricial: assemelha-se com a departamentalização de projeto, porem na de-partamentalização matricial, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros a equipe.

Vantagens: capacita a organização a responder rapidamente à mudança, permitem comunicação aberta e coordenação de atividades entre os especialistas funcionais relevantes, e são abordagens orientadas para a tecnologia.

Desvantagens: pode haver choques resultantes das prioridades.

8. Mista: cada parte da empresa possui a estrutura que mais se adapte a sua realidade organizacional.

DEPARTAMENTO E CENTRO DE CUSTO

Um departamento é, na maioria das vezes, um centro de custo. Ou seja, nele são acumulados os custos indiretos para, posterior alocação aos produtos ou a outros departamentos.

Departamento é a menor parte administrativa para a contabilidade de Custos, é re-presentada por homens e maquinas desenvolvendo atividades homogêneas e na qual existe um responsável pelo seu resultado.

Os departamentos da área produtiva são divididos em dois grupos, onde são apura-dos o custo de produção em cada um deles: Departamento de Produção promove qualquer tipo de modificação sobre o produto diretamente, e o segundo é o Depar-tamento de Serviço que serve para atender os outros departamentos.

Os Centros de Custos são constituídos de setores ou áreas da empresa que execu-tam atividades homogêneas e que permitem apuração dos gastos dessas ativida-des. São classificados em produtivos (diretos) ou não produtivos (indiretos).

A classificação dos centros de custos deve ser consistente com a estrutura da orga-nização, deve ser definida de acordo as condições de cada empresa.

O QUE É DEPARTAMENTO E COMO SE CLASSIFICAM?

Considera-se como departamento a menor unidade administrativa para a Contabili-dade de Custos, é representada por pessoas e maquinas, em que se desenvolvem atividades homogêneas.

Há uma divisão em dois grupos: os que promovem qualquer tipo de modificação sobre os produtos diretamente e os que não recebem o produto. Os que atuam sobre o produto são conhecidos por departamentos de produção, enquanto o segundo, que está direcionado basicamente para a execução de serviços auxiliares e não para a atuação direta sobre os produtos são conhecidos por departamentos de serviços.

Os Departamentos de Serviços geralmente não tem seus custos apropriados dire-tamente aos produtos, pois estes não passam por ele. Este departamento é voltado para a prestação de serviço a outros departamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com