TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças paralelas ao avião

Seminário: Forças paralelas ao avião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Nas junções soldadas supõe-se que o metal da solda possui características pelo menos tão boas quanto as do metal-base. A tensão de ruptura dos eletrodos utilizados deverá ser no mínimo igual à do metal-base.

5.8.4.1 As forças paralelas ao plano de junção, Fp, tendem a fazer deslizar as peças em contato e a transmissão do esforço realiza-se por atrito. Para determinar o esforço limite admissível, Fpa, que pode ser transmitido por atrito por cada parafuso, considera-se o esforço de tração Tp que se exerce no parafuso após aperto, multiplicado pelo coeficiente de atrito, µ, das superfícies em contato e aplica- se a este esforço limite o coeficiente de segurança FSp indicado na Tabela 13, multiplicando-se o resultado pelo m FS

F p p pa

Tabela 13 - Fator de segurança FSp Caso de solicitaçãoCaso ICaso IICaso I

Nota:O valor Tp depende do torque de aperto aplicado ao parafuso e o valor de µ depende do material das peças em contato e do estado das superfícies.

5.8.4.2 As forças de tração perpendiculares ao plano de junção, N, tendem a provocar uma descompressão das peças em contato, que deve ser limitada a um valor que permita ainda um contato suficiente aos fins que se destina a junção. O valor admissível, Na, deste tipo de esforço externo, suposto exercendo-se no eixo do parafuso, é deter- minado dividindo-se o esforço de tração no parafuso após o aperto, Tp, pelo coeficiente de segurança FSN dado pela Tabela 14, ou seja:

p a FS

Tabela 14 - Fator de segurança FSN Caso de solicitaçãoCaso ICaso IICaso I

5.8.4.3 Para os efeitos das solicitações combinadas devem-se fazer as seguintes verificações:

a)para o parafuso mais tensionado, a soma dos esforços de tração devida à solicitação N deve permanecer inferior ao esforço de tração admissível definido em 5.8.4.2; b)o esforço médio transmitido por atrito deve permanecer inferior ao seguinte valor:

() m . FS

F p p µ =

5.8.4.4 A tensão admissível à tração nos parafusos de alta resistência está limitada a:

a)σa = 0,7σe0,2, para execução normal;

(6) O Anexo C complementa as informações contidas nesta.

Figura 6 - Fixação por três linhas de parafusos

NBR 8400:198419

5.8.6.1 As tensões desenvolvidas nas junções soldadas, quando sujeitas à tração e compressão longitudinal, não devem ultrapassar as tensões admissíveis, σa, determinadas em 5.8.1.1.

5.8.6.2 Para o cisalhamento nos cordões de solda e tensão admissível, τa, tem para valor:

5.8.6.3 Para certos tipos de solicitações, em particular as tensões transversais nos cordões de solda, as tensões de comparação máximas devem ser diminuídas. A Tabela 15 fornece, em função do tipo de solicitação, os valores da tensão de comparação que não deve ser ultrapassada para aços de 37 daN/mm2, 42 daN/mm2 e 52 daN/mm2 de tensão de ruptura. O anexo D fornece alguns dados complementares sobre junções soldadas.

5.8.7 Verificação dos elementos submetidos à flambagem

Em princípio admite-se calcular as peças submetidas a flambagem com a mesma segurança que a adotada em relação ao limite de escoamento, isto é, caso se determine a tensão crítica de flambagem, a tensão limite admitida será a tensão crítica dividida pelos seguintes coeficientes:

Caso de solicitaçãoCoeficiente

O método de cálculo adotado é deixado a critério do fabricante, que deve justificar sua origem. Se o método usado majora as tensões calculadas por um coeficiente de flambagem que depende da esbeltez da peça, deve-se verifi-

Tabela 15 - Tensões de comparação máximas admissíveis em cordões de solda

Casos de solicitação

Tipos de solicitação

Tensões transversais em tração:

Tensões transversais em compressão:

car se esta tensão majorada permanece abaixo da tensão limite determinada em 5.8.1.1. O Anexo E indica como fazer a aplicação de diferentes processos clássicos, levando-se em consideração as diretrizes estabelecidas nesta Norma.

5.8.8 Verificação dos elementos submetidos à flambagem localizada

Verifica-se que a tensão calculada não excede a tensão crítica de flambagem localizada, dividida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com