TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forúm Pontuado

Ensaios: Forúm Pontuado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

FÓRUM DE GESTÃO

a) Apesar de cada empresa apresentar uma peculiaridade em sua forma de gestão existe ainda, um modelo muito similar na atuação das organizações. Algumas delas não abriram mão da sua forma mais "antiga" na prática de relacionamento interpessoal.

O RH entra nessa história como medidor, verificando através da visão missão da empresa a melhor utilização dos recursos físicos, financeiros e principalmente humanos. O papel da RH é está envolvido com todos os departamentos da organização, do mais alto escalão ao mais baixo, unindo, integrando, valorizando, treinando, capacitando e acima de tudo respeitando os seres humanos.

Há muito tempo vêm buscando equilíbrio entre organizações e pessoas, evitando ou diminuindo os conflitos entre, os interesses das organizações e os interesses individuais das pessoas que trabalham nestas organizações, interesses esses totalmente incompatíveis e impossíveis de serem conciliados pelas partes.

Ao longo dos anos isso foi sendo modificadas, as organizações deixaram de administrar pessoas e passaram a administrar com as pessoas. É a chamada administração participativa, onde as pessoas com capital intelectual passam a fazer as diferenças dentro do processo altamente competitivo pela qual passam as empresas. As pessoas deixam de serem tratadas como custos para serem reconhecidas como lucros para as empresas. Dessa maneira as empresas passaram a adotar uma política diferenciada e que proporcionasse maior lucratividade e bom desempenho na organização.

b) Essa afirmação é verídica/aceitável. Apesar de, por um pequeno instante, parecer algo relativamente, "manipulador".

Com tudo, no ao de 1960, as pessoas passaram a ser consideradas os recursos fundamentais para o sucesso organizacional, aliás, os únicos recursos vivos e inteligentes que as organizações possuem para enfrentar e ultrapassar os desafios.

As pessoas são as principais responsáveis pelo capital, lucro, desenvolvimento e desempenho de uma empresa, em troca a empresa se torna responsável pela qualidade de vida e satisfação pessoal de cada colaborador. Afinal as pessoas passam a maior parte de seu tempo nas organizações em que trabalham.

c) A gestão de pessoas tem como papel selecionar e treinar pessoas, abrangendo princípios, conceitos, prioridades e práticas de determinada organização, utilizando ferramentas específicas para o direcionamento do comportamento no trabalho. Estrategicamente, para que a organização alcance seu maior objetivo, desempenhado um espírito de sobrevivência no mercado competitivo. Porém, a obtenção de uma vantagem perante seus concorrentes não é suficiente, pois o recurso utilizado pela empresa pode também ser descoberto em outra. A gestão estratégica é um processo de ação gerencial, sistemático e contínuo. Por isso, na gestão estratégica, tenta-se prever e analisar o futuro para que as melhores ações sejam planejadas. Esse planejamento ainda pode ser visto como um processo em que as demandas ambientais e do negócio são antecipadas e direcionadas de acordo com a gestão de pessoas.

Fontes;

http://www.rhportal.com.br/recursos-humanos/O-Papel-Do-Rh-Hoje-Nas-Organizacoes.htm

http://perfil-rh.blogspot.com.br/2013/04/relacao-entre-pessoas-e-organizacoes.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com