TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia De Médio Formato

Trabalho Escolar: Fotografia De Médio Formato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

As Vantagens do Médio Formato

Este artigo vai lhe mostrar o mundo da fotografia de médio formato. Após uma breve introdução, vamos dar uma olhada nas diferentes câmeras, filmes, scanners e técnicas de processamento para que você possa testar este tipo de fotografia.

Você é viciado em megapixels?

Se você adora usar esses serviços de impressão online bem acessíveis, seja para fazer pôsteres do seu cachorro para pendurar na parede como se fosse um Rembrandt, seja para dar fotografias legais de presente a alguém, eu tenho uma surpresa para você:

A fotografia digital é ótima, mas quando o assunto é produzir imagens grandes e detalhadas, não há nada melhor que o filme de médio formato. A sua câmera pode ser de 12, 15 ou até 20 megapixels, mas um negativo ou slide de médio formato pode atingir 50 megapixels. Neste tutorial, eu vou lhe mostrar porquê este antigo formato ainda reina, supremo, e lhe ajudar a entrar para o mundo do médio formato sem gastar muito.

Tamanho é documento

No mundo dos filmes, o tamanho faz uma grande diferença. Os de médio formato é cerca de quatro vezes maior que os 35mm. Existiram vários formatos de filme no decorrer dos anos. Você já ouviu falar de APS, Advantix ou 110? Bem, esta é somente a pontinha do iceberg. No entanto, apenas dois formatos realmente sobreviveram, e eles são o 35mm e o médio formato.

“Médio Formato” inclui dois tipos distintos: o 120 tem um suporte em papel e comporta 12 imagens de 6cm x 6cm em cada rolo, enquanto o 220 não tem suporte de papel e pode tirar 20 fotos de 6cm x 6cm a cada rolo. Nem todas as câmeras de médio formato aceitam filmes 220. A foto abaixo foi feita num filme 120.

A Matemática

Não tenho aqui um quadro negro, mas tente me acompanhar. Digamos que a maioria das DSLR (Digital Single Lens Reflex — as digitais) tem 12 megapixels. Num formato normal 3:2, isto significa cerca de 4.300 pixels na margem mais larga da imagem.

Meu scanner de filme barato escaneia um negativo de 35mm de forma que a margem maior tenha 6.300 pixels. Isto significa que, em teoria, um negativo de 35mm tem 26 megapixels. Se você levar em conta os grãos das diferentes velocidades dos diversos filmes, no entanto, este número nem é tão grande.

O mesmo scanner escaneia um negativo 6cm x 6cm em cerca de 10.000 pixels em um dos lados, o que representa cerca de 50 megapixels. Existem algumas câmeras digitais ao estilo médio formato que conseguem uma resolução de 50 megapixels, mas elas custam uns 20 mil dólares. A imagem abaixo é um corte em 100% da imagem anterior. Mesmo assim, é possível contar quantas janelas tinha o quarto pelo reflexo no olho dela.

Análise de Custos

Se você entende de câmeras, provavelmente deve estar rindo agora e querendo me perguntar “E o que você diz sobre o custo dos filmes, do processamento e escaneamento?”, sem mencionar que um corpo Hasselblad, sozinho, custa na casa dos 3.000 dólares.

Não se preocupe. Deixe eu lhe responder. Existe uma variedade de ótimas e inteiramente funcionais câmeras de médio formato disponíveis no mercado, tanto novas quanto usadas. Eu consegui a minha em um ótimo negócio: me custou por volta de 250 dólares. Meu scanner Epson 4490, que escaneia ambos os tipos de filme, custou menos que 150, o que totaliza uns 400 dólares de investimento. Os 19.000 dólares que eu economizei servirão para muitos filmes e processamentos. Abaixo está uma foto produzida por uma Broniza SQ-A, que é bem acessível:

Começando

Já mencionei algumas coisas das quais você precisará para começar no médio formato. Você vai precisar de uma câmera, que deverá escolher dentre uma grande variedade. Também vai precisar de filme, e pode precisar de um fotômetro — um medidor da intensidade da luz — caso sua câmera não tenha um.

Outra coisa importante a considerar é que você vai precisar encontrar um local no qual possa processar seu filme. Se você mora em uma cidade grande, não vai ser difícil encontrar um laboratório que faça isso. Caso não seja tão sortudo, ainda poderá fazer algumas buscas na internet por algum laboratório que faça o serviço por correio.

Você ainda vai precisar de um scanner para transferir seus negativos ou slides para o seu computador. Abaixo você pode conferir como o filme de médio formato pode ser comparado ao 35mm (em inglês).

Câmeras

Ela deve ser o seu maior investimento. A primeira coisa a decidir é se vai comprar uma nova ou usada, o que vai depender do quanto pretende gastar. Para as novas, Hasselblad, Rollei e Mamiya são todas de alto padrão. Se não puder gastar muito, considere as Seagull ou Kiev.

Para as usadas, procure por todas as marcas melhores, como Zeiss, Yashica, Bronica e Moskva. Claro, ainda existem as Dianas ou Holgas, que são baratinhas. KEH, B&H, Adorama e Lomography são bons lugares para começar a procurar tanto por novas quanto por câmeras usadas de todos os tipos. A imagem abaixo é de uma Zeiss Nettar 515-2, que cria enormes negativos e pode ser comprada por um preço bem baixo.

TLR

Existem alguns vários tipos de câmeras de médio formato. A TLR (Twin Lens Reflex) tem duas lentes. Uma para o foco e a outra para a fotografia propriamente dita. Em alguns modelos, você olha para baixo, para o topo da câmera, para ter um preview da foto; elas são as câmeras profissionais mais baratas.

A maior desvantagem dessas câmeras é o fato de suas lentes serem fixas, o que significa que você estará limitado à distância focal da lente que vem com ela. Seagull (barata) e Rollei (muito cara) ainda produzem essas câmeras. Yashicas usadas podem ser encontradas facilmente por um bom preço, e a Mamiya produziu a única TLR de lente intercambiável. Abaixo está minha Yashica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com