TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fractais

Artigos Científicos: Fractais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

FRACTAIS – A LINGUAGEM DO CAOS

"Anais do Clube Militar Naval"

Alberto Mesquita e Manuel G. Mota

INTRODUÇÃO

A Geometria Caos- fractais é o principal assunto abordado por vários cientistas do mundo, chamando a atenção por ser uma ferramenta que pode ser utilizada no ramo de ciências sociais, como uma importante comunicação entre especialistas de diversas áreas.

São considerados caóticos os fenômenos que apresentam a geometria fractal, num ambiente escasso de formas geométricas perfeitas, onde o que toma conta são superfícies irregulares, difíceis de representar ou medir.

“Ciência do Caos” é considerado um sistema dinâmico não-linear inovado, criado por formas fractais, associadas a velocidade e capacidade gráfica de um computador, podendo ser comparado com uma turbulência de ar, ou até atrito.

Pode-se considerar que as praticas fractais esta crescendo cada vez mais, alem de ser uma ferramenta cientifica, em pouco tempo será grade curricular de cursos referentes à tecnologia da informação e ciência da computação, contribuindo de uma forma importante para divulgação das suas imagens diferentes e curiosas. Tendo como intenção dos criadores repassarem idéias e fundamentos que irão despertar no público alvo conceitos importantes e curiosidades sobre o assunto.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

A palavra Fractal tem como significado “quebrar”, sendo o principal tema abordado por vários pontos de vista. Foi criada por B. Mandelbrot em 1975, derivada do Latim “fractus”.

Perspectiva Matemática

Muitos matemáticos se sentiram espantados e confrontados com os fractais, por suas técnicas e imagens utilizadas que não poderiam ser justificadas e nem explicadas por situações estudadas em tempos passados. Dessa forma, os Cientistas e estudiosos tentam encontrar através dos fractais, com a utilização de computadores sentido para vários resultados, enquanto outros continuam com demonstrações e definições por meios de métodos matemáticos tradicionais. Sendo assim, ainda existem estudiosos que identificam a Geometria fractal como um ramo matemático, com todas as suas características e regras já estabelecidas, que alem de suas particularidades não deixa de ser um amplo conhecimento da Matemática.

A Geometria Fractal chama mais atenção por ser consideradas formas de desenhos artísticos e lúcidos, podendo ser produzida por qualquer pessoa que entende do assunto e possua um computador com processador bom, criando imagens interessantes, belas e atraentes, permitindo que cada um utilize a criatividade através de cores e dimensões, e faça seu próprio fractal, descobrindo imagens sempre diferentes, pois os fractais são de modelos infinitos.

Essas imagens podem gerar diversas formas, sendo ampliadas, reduzidas e aos poucos formando imagens de números infinitos, deixando assim surpresos os criadores a cada nova imagem gerada, aproveitando para utilizar a criatividade para criação de cenários fictícios para filmes com paisagens de outros planetas, ou ate mesmo obras de arte. Para criação dos fractais é utilizado diversas operações no computador, que mesmo sendo usados algoritmos matemáticos simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com