TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Contabilidade De Custos

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Contabilidade De Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  5.667 Palavras (23 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 23

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Campinas

Setembro/2010

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho de aproveitamento da disciplina de Contabilidade de Custos do curso de Administração da Anhanguera Educacional – Unidade FAC I, sob orientação da Prof. Jairo Antonio Serrasqueiro.

Campinas

Setembro/2010

1. ETAPA 1 – Fundamentos da Contabilidade de custos

O princípio da contabilidade de custos se deu, principalmente, por causa do desenvolvimento do mercado de capitais nos EUA e em alguns países da Europa, o aumento da complexidade do sistema bancário, e conseqüentemente, o surgimento do Auditor Contábil Independente. Nesse momento histórico, surge o interesse dos acionistas das grandes empresas, em análises mais detalhadas sobre as Demonstrações de Resultado das Empresas e sobre os Balanços Patrimoniais e suas alterações.

Da mesma forma, essa necessidade se tornou presente na solicitação de crédito junto aos bancos. O governo passou a utilizar essas demonstrações contábeis para poder mensurar o valor do Imposto de Renda, assim como fazer previsões orçamentárias. O Auditor Contábil Independente (ou externo) surge para averiguar e conferir se os registros contábeis e os relatórios estavam de acordo com os princípios contábeis estabelecidos. Dessa forma, o critério fundamental para o calculo do lucro tributável, o cálculo do resultado de cada período, e a avaliação dos estoques deveriam adotar os princípios contábeis já difundidos:

A) RealizaçãoComo norma geral, a receita é conhecida no período contábil em que é realizada. A realização usualmente ocorre quando bens e serviços são fornecidos a terceiros em troca de dinheiro ou outro elemento ativo. O lucro só se realiza no ato da venda.

B) Da Competência ou da Confrontação entre Despesas e Receitas Este princípio diz respeito basicamente ao momento da realização das despesas. Pela Realização, fica definido o momento do reconhecimento da receita. Após isso, pelo princípio da Competência temos o reconhecimento das despesas.

C) Consistência ou uniformidade Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente, ou seja, deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período.

D) Conservadorismo ou Prudência Quando o contador tiver dúvida sobre tratar determinado gasto, deve optar pela forma de maior precaução.

E)Materialidade ou Relevância é de extrema importância para o custo. Ela desobriga de um tratamento mais rigoroso os itens de pequeno valor.

2. ETAPA 2 – Sistema de acumulação de custos, tipo de custos, classificação dos custos

2.0 História:

A Natura iniciou suas atividades em 1969 como uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza com sete funcionários. Em 1980, eram 200 funcionários e 2 mil consultoras espalhadas pelo país para a revenda de produtos e consultoria de tratamento. Chegou a 1990 com 1800 funcionários e 50 mil consultoras, e inicia 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com 3 mil funcionários, 145 mil consultoras no Brasil e cerca 10 mil na América Latina.

Nos últimos 10 anos, saltaram de um faturamento de US$ 76 milhões anuais para US$ 836 milhões em 1996 com 61 milhões de unidades vendidas, graças a uma base sustentada no desenvolvimento tecnológico de produtos de última geração no segmento de higiene pessoal. Parte significativa desse faturamento está sendo utilizada em pesquisa e desenvolvimento, visto em 1996 ter lançado praticamente um novo produto a cada três dias.

A Natura recebe cerca de 10 mil pedidos de produtos por dia, feitos por suas consultoras de todas as regiões do país, e detém hoje expressiva participação no mercado de cosméticos em geral. Espera-se triplicar o volume de negócios nos próximos 10 anos, bem como aumentar a participação no exterior em mais sete países, além dos atuais cinco.

Seus produtos procuram não manipular o público prometendo milagres de beleza; buscam, antes, valorizar a relação do indivíduo consigo mesmo e com o mundo, na busca de um "bem-estar" e de um "estar bem".Essa filosofia traduz-se no próprio slogan da empresa, "Natura, Verdade em Cosmética".

2.1 Visão de Negocio:

A natura será um dos lideres mundiaisdo seu mercado, diferenciando pela qualidade das relações que estabelece, por suas crenças e valores expressos de for radical por meio de produtos, e serviços e comportamento empresarial que promovam a melhor relação da pessoa consigo mesma , com a natureza e com todos que a cercam.

2.2 Linha de Produção:

A empresa oferece ampla variedade de cosmético, fragrância e produtos de higiene pessoal, sempre se empenhando no lançamento e desenvolvimento de novos produtos. Segundo a empresa, em media 20% das vendas anuais são de produtos lançados nos dois últimos anos, estimulando o continuo investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento.

A atual carteira de produtos é composta por aproximadamente 510 produtos e produzidos mais de 130 milhões de unidade. A empresa esta presente em oito categorias do mercado de cosmético, predominantemente fragrância e perfumes, cremes e loções e maquilagem e desodorante.

• Fragrâncias: a empresa oferece quinze fragrâncias de perfumes femininos e sete masculinas, além de fragrância para bebês e crianças,

• Cremes e loções: são oferecidas três linhas de creme facial e varias loções para o corpo,

• Maquilagem: comercializam um grande portfólio de produtos de maquilagem sob as marcas Naturas única e Faces de Natura,

• Desodorante: são três as marcas oferecidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com