TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Matematica

Ensaios: Fundamentos Da Matematica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  336 Visualizações

A matemática Financeira aplica-se muito em nosso dia-a-dia e é muito usada em nosso cotidiano, pois para que possamos acompanhar e entender a estrutura do mercado devemos entender bem esta importante ferramenta que é a matemática financeira.

Neste capítulo tem como tema principal as capitalizações simples e compostas, mas o livro aborda melhor que a capitalização composta é a mais importante e mais utilizada, temos como exemplo o banco central que tem muitas de suas tomadas de decisão afetadas diretamente pela capitalização composta.

Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).

A base da aplicação de capitalização ou juros compostos é praticamente a mesma da de juros simples, mas a diferença é que o Valor final não será influenciado por um mesmo valor presente, ou seja, o valor presente devera sempre ser corrigido período a período. A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com